Acesso aos jogos do torneio adulto serão mediante apresentação de ingresso disponível gratuitamente no site Sympla.
Navegantes volta a ser palco do esporte nacional com a abertura da temporada 2026 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A competição começa neste sábado (31), no Molhe do Pontal, e marca o início de um ano simbólico para a modalidade, que completa 35 anos de história no país.
A primeira movimentação ocorre com a etapa Sub-19, que segue até o dia 3 de fevereiro. Já o torneio adulto, principal vitrine do circuito, será disputado entre os dias 4 e 8 de fevereiro, reunindo algumas das melhores duplas do Brasil.
A estrutura do evento foi montada na chamada Vila do Vôlei, que abre ao público a partir das 9h deste sábado. Os primeiros confrontos do Sub-19 começam às 11h, com o qualifying feminino, seguido pelo masculino, às 12h40.
Além de abrir a temporada, o circuito chega com novidades em 2026. Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o novo formato busca ampliar o equilíbrio técnico da competição e valorizar ainda mais os atletas. A premiação dos campeões de cada etapa teve aumento de 25%, e a dupla vencedora pode receber até R$ 65 mil por etapa. Ao longo da temporada, a previsão é de mais de R$ 5,4 milhões distribuídos em prêmios.

Para o secretário de Turismo de Navegantes, Luciano Maibuk, sediar a primeira etapa reforça a projeção da cidade no cenário esportivo e turístico. “Eventos desse porte colocam Navegantes em evidência durante o verão e contribuem diretamente para o fortalecimento do turismo”, destaca.
Ao todo, a temporada contará com oito etapas. Em cada uma delas, 36 duplas disputam o qualifying, buscando oito vagas para o torneio principal, que reúne 24 duplas — entre pré-classificadas pelo ranking e convidadas.
As finais da categoria adulta terão transmissão ao vivo pelo Sportv 2. Os demais jogos poderão ser acompanhados pelo YouTube, no Canal Vôlei Brasil e no Sou do Vôlei.
Ingressos e acesso
A entrada para o evento é gratuita. As partidas do Sub-19 têm acesso livre, enquanto os jogos do torneio adulto exigem a apresentação de ingresso gratuito, disponível no site Sympla. O voucher não garante lugar na arquibancada da quadra principal, que estará sujeita à lotação.
Impacto econômico e programação cultural
A expectativa da Prefeitura é de que cerca de 30 mil pessoas passem pela cidade durante o período do circuito, impulsionando a rede hoteleira, o comércio e os serviços locais. Além das disputas esportivas, a Vila do Vôlei contará com praça de alimentação e apresentações musicais de artistas locais, entre os dias 4 e 8 de fevereiro.
“O Circuito Brasileiro vai além da competição. É uma oportunidade de mostrar Navegantes para o Brasil, incentivar o esporte e movimentar a economia local”, afirma o superintendente de Esporte, Ricardo Echelmeier.
Festival de Esportes de Areia
Paralelamente ao circuito, a cidade promove o Festival de Esportes de Areia, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, com modalidades como voleibol, beach tennis, futevôlei e air badminton. A proposta é integrar moradores e visitantes ao clima esportivo do evento, especialmente durante as noites de verão.
A etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é organizada pela CBV, em parceria com a Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Municipal de Esporte e da Secretaria de Turismo.
