Parlamentares aprovaram, na quarta-feira (17) empréstimo de US$ 90 milhões para túnel submerso entre Navegantes e Itajaí
O Senado aprovou o empréstimo para o projeto do túnel submerso entre Navegantes e Itajaí, na quarta-feira (17). A autorização de empréstimo de US$ 90 milhões para projetos de mobilidade na região da AMFRI, com garantia da União, foi aprovada em Plenário, na forma do relatório do senador Esperidião Amin (PP-SC).
O empréstimo será feito pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com prazo de 22 anos, e os recursos serão aplicados em obras do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis).
O plano contemplará os municípios de Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. O conteúdo da mensagem para autorização do empréstimo foi desmembrado em três Projetos de Resolução do Senado relativos às parcelas de cada um dos municípios (PRS 66/2025, PRS 67/2025 e PRS 68/2025).
Em Plenário, Amin ressaltou que os recursos atenderão uma região de grande desenvolvimento em seu estado.
“Obras sonhadas há muitos anos, como, por exemplo, o túnel sob o leito do Rio Itajaí-Açu, e outras tantas destinadas a mobilidade e saneamento naquela região são objeto destas resoluções”, ressaltou.
Filas no ferry boat e rodovias congestionadas

A aprovação no Senado gera grande expectativa entre os moradores da região, especialmente de Itajaí e Navegantes, que convivem diariamente com problemas de mobilidade. Durante a alta temporada, a situação se agrava, filas extensas no ferry boat, longos períodos de espera e rodovias congestionadas fazem parte da rotina de quem precisa atravessar o rio ou circular entre os municípios. A perspectiva do túnel é vista como uma alternativa capaz de reduzir gargalos históricos no trânsito, melhorar a fluidez do deslocamento e trazer mais qualidade de vida para a população.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
