POLÍTICA EM PAUTA: Tapete preto

Lauro Scheel

Quero aproveitar o espaço me dado para e acredito que tenho o apoio de todos os moradores da Rua Carlos de Góes Rebello, em agradecer ao Prefeito Liba pelo asfaltamento da rua, que ficou um “tapete preto”.  Antes a via estava bem difícil de trafegar com diversas lajotas soltas e até lajotas que ficavam sobre a via.  Apenas esperamos quem for trafegar a via tenha consciência e do limite de velocidade, pois ficou excelente e inclusive já com faixa de travessia de pedestres.  Do meu ponto de vista, deveria ser elevada, mas há os motivos para apenas uma faixa normal de travessia de pedestres. E com a marcação das faixas, também delimitou a área de estacionamento para o lado direito da via sentido delegacia.

Governador SC

A idéia do governador do Estado também tem foco nas vias estaduais e o governo federal nas vias federais, conforme noticiado.  Vias em perfeito estado deixam o condutor de veículos mais seguros e “pisam” mais, mas não pode culpar a via por inabilidades. Fazendo um balanço do governo do Estado de SC, quanto às estradas acho que tem feito o máximo possível. Mas dois outros focos são a segurança publica e a defesa civil.  Quanto à defesa civil temos visto comerciais vinculados na TV que é uma grande preocupação e o atual secretário, ex-prefeito de Blumenau, é uma pessoa qualificada e que conhece bem o “dançar” das águas quando caem do céu. SC é referencia quanto a defesa civil e temos acompanhado nestes dias via TV, tragédias que acontecem com as chuvas principalmente na região sudeste do Brasil. SC pode ajudar em futuras prevenções, por qualificação e experiências aqui no Estado de SC.

Segurança Pública

Quanto o item de segurança publica, temos sempre que elogiar o trabalho feito pelas policias de SC no combate ao crime organizado que tenta se instalar aqui, mas com a nossa policia não vai ser fácil.  Também o trabalho feito quanto ao combate às drogas.  Inclusive o governador e o secretário foram para CPI do crime organizado no ultimo dia 17/12 apresentar o modelo que levou SC a ser o Estado mais seguro do país e como SC tem enfrentado o crime organizado e às facções criminosas. Lembramos que SC é nacionalmente reconhecida como o Estado mais seguro

“Não sobra um…”

Já no Estado do RJ podemos usar a musica: “se gritar pega …., não sobra um meu irmão”. Lá o crime organizado tomou conta de tudo: entranhado dentro das policias, da Alerj que por corporativismos, ou ideologia do crime ou por medo, são a favor de pessoas ligadas ao crime.  Nos últimos dias até um juiz foi preso… E o objetivo do crime que é organizado e bem organizado, é de se infiltrar no governo para poder dominar o Estado, que parcialmente já dominam. Lembrando que tivemos governadores que perderam mandato no RJ por irregularidades.  Propina e corrupção a rodo.

“Só queria entender”.

Mas tem certas coisas que eu não entendo. Todo mundo se queixando de crise e mais crise, mas todos comprando carros novos, fazendo festas, rodovias paradas por excesso de veículos… Desde que me entendo por gente, sempre o Brasil está em crise, seja o presidente que esteja em Brasília. Mas precisamos fazer nossa parte, estudar e trabalhar que assim fazemos nossa parte e de nossa família. Se ficarmos atento aos queixosos…

Natal de Encantos em Navegantes

Quem quiser diversão para a família e de forma gratuita, Navegantes tem destaque com o Natal de Encantos, com eventos até dia 23/12 na Arena de Eventos do Pontal. A programação inclui shows infantis, apresentações musicais com bandas regionais, Parada Natalina com personagens, Hora da Neve, além de espaços já consagrados pelo público, como a Casa do Papai Noel, a Estação de Trem, a Cozinha da Mamãe Noel e atividades interativas para as crianças. Um convite para viver os fascínios do Natal em um ambiente acolhedor, iluminado e cheio de fantasia e seguro para a família. Ponto positivo são as pessoas e grupos que se apresentam, da localidade, incentivando artistas locais.

Recomendo…

Posso recomendar que sábado dia 20/12 as 23 hs tem show com Maykow Santos e Banda, pessoa que conheço e que tem musicas agradáveis para se ouvir, excelente musico e é de navegantes. É um show que recomendo.

Finalmente…

Finalmente um secretário de turismo em Navegantes que está voltado a divulgar e trabalhar pelo turismo local. Navegantes está investindo em turismo e uma cidade litorânea com tantos km de praia. Finalmente nestes últimos anos Navegantes voltou-se para o turismo tanto para os moradores e como conseqüências para quem vem visitar nossa cidade.

Vamos usufruir…

A Arena e os pólos terão quadras de beach tennis, vôlei de praia, futvôlei, além de mesas de futmesa disponíveis ao público. A programação esportiva é aberta e gratuita. Também está prevista a realização do Festival de Esculturas de Areia, promovido pela Fundação Cultural, nos dias 16 e 17 de janeiro, das 9h às 18h, na Arena de Verão. 

Podemos aproveitar em Navegantes

Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Ricardo Echelmeier, o objetivo é transformar a praia em um grande espaço de convivência. “O Navega Verão promove o bem-estar com diversas atividades esportivas, música e inclusão em uma programação contínua. É um convite para que moradores e visitantes ocupem a orla e aproveitem a cidade em sua melhor época”, declara. E eu complemento que ninguém precisa sair de navegantes para aproveitar o verão. Sempre faltava uma programação tão recheada de eventos e que agora todos aqui em Navegantes podem aproveitar.

Atenção!

Aproveitando o espaço, quero reproduzir dois avisos dados na coluna anterior. Uma é referente ao imposto de renda pessoa física. Foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula (PT), aprovando que à partir de 01/01/2026 quem receber valores como rendimentos de salários que estarão isentos de retenção até o valor de cinco mil reais. Esta lei vale a partir de rendimentos de janeiro.  Mas até 31/12/2025 vale atual tabela do imposto de renda e quem tem valores retidos, será obrigatório fazer a declaração no começo do ano, geralmente começa na metade de março.  Os rendimentos desta declaração são referentes a 2025 e, portanto não entram na lei aprovada.  Quem não fizer a declaração no ano de 2026, referente ao ano de 2025, deverá ter o CPF bloqueado.  Procure a pessoa que faz sua declaração ou se a fizer sozinho, visite o site da Receita Federal para evitar bloqueio do CPF. Duvidas pode também procurar um contador de sua confiança.

Segunda Dica

A segunda dica é quanto o pessoal que tem o MEI e andou meio esquecido de pagar. O pessoal que tem o CNPJ como MEI – Micro Empreendedor Individual muita atenção em manter em dia as prestações para não serem desenquadrados no começo do ano.  Caso possuam pendências, regularizar o quanto antes, ou seja, fazer o parcelamento se não conseguir fazer o pagamento ou quitar as pendências.  O importante que não tenha pendências na virada do ano. Fiquem atentos! O Sebrae está a disposição para ajudar o MEI.

Vamos fazer um pouco

Neste Natal sempre é bom agradecer a todas as instituições, entidades, igrejas e associações que arrecadam para poderem distribuir para as pessoas que nada tem ou que não tem condições de comprar um presente para seu filho ou sua filha.  Uma boneca ou uma bola por mais simples que seja para quem receber vai ser um enorme presente. Por isto, quem puder colaborar com estas entidades, um pequeno gesto pode ser um grande bem.  Fazer uma criança feliz é tudo de bom.

Em prol dos objetivos

Com o findar deste ano, sempre no próximo que se aproxima todos nós temos novos objetivos e novas perspectivas de melhor, de estudar, de se qualificar, de sempre poder dar o melhor para nossa família. Agradeço  a todos que tem lido este jornal e em especial esta coluna e desejo que sempre o próximo ano seja muito melhor do que está findando, mesmo que tenha sido um excelente ano. Sempre precisamos “correr” para atingir novos objetivos… Que o próximo ano seja de crescimento e melhor a todos. Vamos a luta em prol de nossos objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros