Alta demanda no bairro fez Estado absorver turmas do município.
A alta demanda de alunos em escolas municipais do bairro Gravatá fez a Secretaria Municipal de Educação de Navegantes tomar medida que não está agradando a todos. Pais de alunos da EM Ilka Muller de Mello entraram em contato com a redação do Jornal nos Bairros demonstrando descontamento porque a escola não irá mais ofertar o 9º ano do ensino fundamental (anos finais).
Para os pais, os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, são de responsabilidade, prioritariamente, dos municípios, que atuam na educação infantil e no ensino fundamental.
Por outro lado, os estados também podem atuar em parceria com os municípios para oferecer esses anos de ensino. De acordo com a secretária municipal de Educação, Natally Louise Oliveira Francisco, esse ano a EM Ilka já não oferta o 9º ano. Os alunos do bairro são atendidos na EEB Prof. Daniela Pereira.
“Eles possuem salas ociosas, e no ano passado ficou definido que, em regime de colaboração, eles poderiam utilizar essas salas para atendimento dos alunos do município. Naquela oportunidade, ficou definido que o 9º ano seria a turma mais adequada, porque é o que está mais próximo do ensino médio, que já é ofertado exclusivamente pelo Estado”, disse.
A secretária afirmou que para o ano que vem ficou acordada a continuidade desse atendimento. O Estado ofertará turmas de 9º ano para todo o bairro, atendendo os alunos que neste ano estão no 8º ano tanto do Ilka quanto do Leonora.
Alta demanda
A secretária explicou que atualmente há seis turmas de 8º ano que irão sair das duas unidades, mas em contrapartida, no ano letivo de 2026, entrarão 11 turmas de 1º ano, que vêm da educação infantil, além da demanda de novas matrículas e das outras turmas que acabam seguindo o fluxo normal de rematrículas dentro da própria unidade.
