Conselheira apresentou dados e solicita a criação de um segundo Conselho Tutelar.
A conselheira tutelar Rosana Gonçalves fez uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Navegantes, realizada nesta quinta-feira (2), para alertar sobre a sobrecarga do órgão e discutir a implantação de um segundo Conselho Tutelar. Navegantes possui atualmente cinco conselheiros tutelares para atender a demanda de todos os bairros da cidade.
A conselheira apresentou dados oficiais de 2024 e 2025, alertando para o aumento expressivo das ocorrências e a sobrecarga do órgão em relação à demanda de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Sobrecarga
Segundo ela, o Conselho Tutelar de Navegantes registrou 10.867 atendimentos entre janeiro de 2024 e abril de 2025; de maio a agosto de 2025 foram mais 2.986 casos, média de 746 atendimentos por mês, com 344 ocorrências pendentes de resposta. A conselheira classificou o cenário como emergência pública e defendeu, de forma veemente, a implantação de um segundo Conselho Tutelar no município.
LEIA TAMBÉM:
Com isso, os vereadores aprovaram o Requerimento nº 57/2025, de autoria do vereador Wancarlos (União), que solicita estudo de viabilidade para a implantação do 2º Conselho Tutelar em Navegantes, bem como informações sobre medidas emergenciais enquanto o novo colegiado é avaliado.
Os parlamentares reforçaram apoio à demanda e informaram que levarão a solicitação ao Poder Executivo, com o objetivo de viabilizar uma reunião específica para tratar da criação do novo conselho.
