Crédito da foto: DIARINHO
A fragata União (F45) chegou para a cerimônia de batismo e lançamento ao mar de outra fragata construída em Itajaí.
Dois navios da Marinha do Brasil atracaram em Itajaí esta semana para integrar o evento de lançamento da segunda fragata do projeto das embarcações militares da classe Tamandaré, construídos na cidade. Um deles estará disponível para visitação no sábado.
A fragata União (F45) estará aberta para visitação pública no píer turístico, na avenida prefeito Paulo Bauer, no centro da cidade, das 13h às 17h.
Trata-se de um navio de guerra da classe Niterói, incorporado à Marinha do Brasil em 1980, construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Foi modernizada em 2003 com sistemas de armas e sensores atualizados. A embarcação é equipada com helicóptero e conta com tripulação de 243 militares. Desde 2011, lidera a Força-Tarefa Marítima da Unifil, missão da ONU no Líbano, coordenando navios de países como Alemanha, Bangladesh, Grécia, Turquia e Indonésia.
O outro navio que está em Itajaí, mas não estará disponível para visitação é o NDCC Almirante Sabóia (G25). O navio de desembarque de carros de combate foi incorporado à Marinha do Brasil em 2009, após mais de 40 anos de serviço na Royal Navy, sob o nome RFA Sir Bedivere. Participou da Guerra das Malvinas e da Guerra do Golfo. Nomeado em homenagem ao ex-ministro da Marinha Henrique Sabóia, o navio é usado no transporte de tropas e cargas em operações anfíbias, ribeirinhas e de apoio logístico móvel. É capaz de fazer transbordos, operações aéreas, lançamentos e recolhimentos de veículos anfíbios, além de apoiar o movimento navio-terra por superfície ou helicóptero.
Construção em Itajaí
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), está em Itajaí nessa sexta-feira (8), para o evento de lançamento da segunda fragata da classe Tamandaré, no estaleiro TKMS Brasil Sul.
O vice-presidente veio exclusivamente para o batismo e lançamento ao mar da fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), cuja construção começou em 2023, em Itajaí. Ela é a segunda embarcação de um projeto que prevê quatro navios para a renovação das forças navais de defesa nacional.
LEIA TAMBÉM:
FRAGATAS PARA A MARINHA BRASILEIRA SÃO CONSTRUÍDAS EM ITAJAÍ – Jornal nos Bairros
