Metade dos doadores de sangue de Navegantes faltaram na coleta

Governo municipal fez campanha com transporte gratuito, porém apenas metade compareceu

Metade das pessoas de Navegantes que se voluntariaram como doadoras de sangue faltaram na coleta, em Blumenau. A Secretaria de Saúde promoveu, nos dias 16, 17 e 18 de junho, uma campanha de doação de sangue em alusão ao Junho Vermelho. Foi oferecendo transporte gratuito até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Blumenau. A ação teve como objetivo incentivar a doação de sangue, especialmente durante o inverno, período em que os estoques tendem a cair nos hemocentros. Mas, mitos deixaram a desejar.

De acordo com Julia Rodrigues, gerente da Atenção Primária à Saúde de Navegantes, foram formados três grupos. As saídas foram programadas com pontos de embarque no Centro, Gravatá e Machados. Ao todo, 45 pessoas se cadastraram para participar da campanha. Mas apenas 26 compareceram e realizaram a doação.

“Solicitamos à comunidade que, em futuras ações dessa natureza, evitem ao máximo ausências, tendo em vista que a atividade foi organizada em parceria com o Hemosc, que reservou a sala de coleta para o atendimento da nossa cidade”, destaca Júlia.

A iniciativa reforçou a importância da doação de sangue como um gesto simples, seguro e que pode salvar muitas vidas. 

“Com esse apoio da Prefeitura, conseguimos facilitar o acesso dos cidadãos ao Hemosc e incentivar a solidariedade na região”, conclui Júlia, que agradece às pessoas que se solidarizaram com a ação e participaram ativamente, bem como ao Hemosc pela oportunidade concedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros