Corpo de Bombeiro Militar de Itajaí completa 63 anos

Evento de comemoração teve banda dos Bombeiros e exposição de viaturas e equipamentos

O Corpo de Bombeiro Militar de Itajaí, sede do 7° Batalhão, comemorou 64 de atividades na última quinta-feira (15). Como comemoração, houve uma apresentação especial da banda do Corpo de Bombeiros no calçadão da rua Hercílio Luz, além de uma exposição de equipamentos e viaturas utilizados pela corporação nas atividades de prevenção, combate a incêndios e resgate em diferentes cenários.

Fundado em 1962, com uma população aproximada de 40 mil habitantes, Itajaí despontava como uma força emergente no cenário nacional. A existência de grandes indústrias madeireiras, cais de porto e terminais de petróleo tornavam o município um dos maiores níveis de periculosidade em relação ao risco de incêndio. Itajaí, porém, já possuía sua unidade de Bombeiro há dez anos. Uma unidade civil, voluntária, criada pelo então prefeito Paulo Bauer.

A demanda era crescente, sendo oportuna a intervenção do estado, o qual destacou oito bombeiros militares para o município. Foi aí que se deu início à terceira Corporação de Bombeiros Militares em Santa Catarina, que antes, apenas Florianópolis e Blumenau contavam com este serviço. Com o passar dos anos, juntamente com o crescimento do município, o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí evoluiu.

Em 1965, foi inaugurado o prédio da Sede do Quartel, localizado no bairro Fazenda. Em 1995, a população passou a ser atendida pelo posto avançado de Cordeiros e em 2004 pelo posto avançado de Itaipava. A praia de Cabeçudas, em 1972, se tornou o primeiro balneário Itajaiense a ser protegido por guarda-vidas.

Em 1988, foi a segunda cidade do estado, e uma das primeiras do país, a receber o serviço de socorro de urgência pelo Corpo de Bombeiros Militar, através da doação de uma ambulância pela comunidade à Corporação. No estado, foi pioneira na área de salvamento aquático e mergulho, construindo, em 1998, o primeiro centro de treinamento. Assim, a unidade se tornou referência no Brasil, nos cursos de mergulho e salvamento aquático.

Com o objetivo de contribuir com a cidadania das crianças e adolescentes, foi criado, em 1998, o Projeto Golfinho. Com ele, são dadas informações sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente, hoje desenvolvido em mais de 40 praias do litoral Catarinense.

Com a finalidade de representar a Corporação em diversas ações, em 2002 foi viabilizada a criação de uma Associação de Bombeiros Comunitários. Neste mesmo ano, foi dado início ao processo de formação de voluntários, com a conclusão da primeira turma de 24 Bombeiros Comunitários.

No ano de 2006, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, já emancipado da Polícia Militar, transformou a companhia de Itajaí em Batalhão, ampliando as atribuições e sua própria importância na estrutura da Corporação.

Em 2010, o  Batalhão ganhou um importante reforço: os dois cães Google e Ice foram incorporados à unidade. Pouco tempo depois, já conquistaram suas primeiras certificações, nacional e internacional, os habilitando ao serviço de busca e resgate.

Atualmente, o 7º Batalhão está presente em 14 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros