fbpx

PRIMEIROS PACIENTES SÃO OPERADOS PELO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE ITAJAÍ

Cerca de 5 mil procedimentos eletivos devem ser realizados para reduzir a fila de espera na cidade

O Hospital e Maternidade Imigrantes, de Brusque, conveniado ao Município de Itajaí, realizou os primeiros procedimentos do mutirão de cirurgias eletivas nos dias 6 e 7 de maio. Cinco pacientes, moradores dos bairros São Vicente, Santa Regina, Espinheiros e Fazenda, foram operados nestes dias. As cirurgias iniciais foram na área urológica.

O contrato firmado com o Município é exclusivo para atender à população itajaiense em diversas áreas, como urologia, mama, ginecológica, ortopédica, vascular, cardíaca, otorrinolaringologia, entre outras. Cerca de 5 mil procedimentos devem ser realizados no mutirão. A expectativa da ação é chegar próximo de zerar as filas de espera da cidade em cerca de seis meses, agilizando procedimentos que foram impactados durante a pandemia de Covid-19.

Emoção em realizar o procedimento

Na fila de espera há mais de quatro anos, a moradora do bairro São Vicente, Fernanda Koste Rodrigues, foi a primeira a entrar no centro cirúrgico em Brusque. “Em Itajaí, eu aguardava há quase dois anos, mas antes disso eu morava no Rio Grande do Sul e já estava há três anos na fila. Foi uma espera muito dolorosa e triste, porque eu tinha dor praticamente todos os dias, tomava remédios muito fortes para conseguir lidar. Receber a notícia do agendamento foi uma alegria muito grande. Eu havia acabado de tomar remédio quando chegou a mensagem. Enquanto falava com a equipe do Hospital Imigrantes eu estava chorando, muito emocionada”, recorda Fernanda.

Além do Imigrantes – onde a Secretaria de Saúde de Itajaí fornece transporte para todos os pacientes do mutirão –  também foi credenciado para o mutirão de cirurgias eletivas o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, que irá alinhar com a Secretaria o início dos procedimentos para os próximos dias.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros