Nesta primeira leva, 595 crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos poderão ser vacinados na cidade.
Navegantes deu início à vacinação contra a dengue na rede pública de saúde nesta quarta-feira (14). A vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos com 11 meses e 29 dias, em nove unidades básicas de saúde: Gravatá, Meia Praia, Verde Mar, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, São Domingos II, Machados e Escalvados.
O município recebeu as primeiras doses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na terça-feira (13). A ação faz parte da ampliação da imunização em Santa Catarina, que agora abrange duas novas regiões: Alto Uruguai e Foz do Rio Itajaí, onde Navegantes está situada.
“É uma conquista para o município ser contemplado com a vacina contra a dengue. A doença já se provou ser muito grave, por isso, pedimos a colaboração dos pais para que levem seus filhos até uma das UBS disponíveis com a vacina para receber o imunizante”, declara o secretário municipal de Saúde, Pablo Sebastian Velho.
Nesta primeira leva, 595 crianças e adolescentes poderão ser vacinados em Navegantes. O esquema de vacinação da dengue é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para quem contraiu a doença recentemente, recomenda-se aguardar seis meses desde o contágio para se vacinar.
Para receber a vacina, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação.
A Secretaria de Saúde de Navegantes reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.