Biblioteca Pública de Itajaí passa a contar com espaço de leitura para pessoas cegas

Além de ampliar o acesso à leitura para deficientes visuais, a iniciativa busca manter viva a leitura em braile,

A Biblioteca Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Jr. de Itajaí dará um passo importante para a inclusão ao disponibilizar o “Espaço em Braile”. O ambiente, que será inaugurado no próximo sábado, dia 5 de abril, foi especialmente projetado para receber pessoas cegas da comunidade, oferecendo conforto e um acervo exclusivo em braile.

A cerimônia de inauguração terá a presença de membros da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), e será disponibilizado transporte especial para as pessoas cegas inscritas.

Além de ampliar o acesso à leitura para deficientes visuais, a iniciativa busca manter viva a leitura em braile, que, apesar do avanço dos aplicativos adaptados, segue sendo um conhecimento essencial para a autonomia e educação dessa parcela da população.

Como parte das atividades de conscientização, visitantes sem deficiência visual serão convidados a experimentar a leitura no escuro, tendo os olhos vendados, para vivenciar a realidade de quem depende de materiais adaptados. A proposta visa promover na comunidade o respeito e a compreensão sobre os desafios enfrentados pelos com deficiência visual.

“Com essa iniciativa, a Biblioteca Pública de Itajaí reafirma seu compromisso com a inclusão e o acesso igualitário ao conhecimento, fortalecendo o papel social da leitura na transformação de vidas”, relatou Eliana Camargo, Diretora da Biblioteca Pública de Itajaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros