Com a faixa de areia “engolida” pela erosão, obra na Praia do Gravatá é essencial para impulsionar o turismo e atrair investimentos para a cidade
Texto: Louise Benassi
O ano nem acabou. Entretanto, a expectativa para 2025 é grande, em relação às obras previstas para Navegantes. As mais aguardadas delas são, com certeza, o engordamento da faixa de areia da Praia do Gravatá e a ampliação do molhe – que foram licitadas juntas.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) já concedeu ao município a licença de instalação para o engordamento. Além disso, a data para abertura das propostas das empresas que participam do certame para tentar ganhar a concorrência pública está marcada para o dia 21 de janeiro de 2025.
O projeto, com valor estimado de R$: 30.338.283,27, prevê a alimentação artificial com 420 mil metros cúbicos de areia em um trecho de 2,3 quilômetros, entre a foz do Rio Gravatá e o Rio das Pedras. Após a acomodação do solo, estima-se que a faixa de areia fique com 70 metros. Dentro do projeto, também está a ampliação do molhe, que passará dos atuais 70 metros para 128 metros.
As duas obras são complementares, já que o molhe ampliado terá papel fundamental para o equilíbrio estático da praia, não deixando que haja perda de sedimento.
O prazo de execução da obra é de oito meses, conforme prevê o edital. A iniciativa visa impulsionar o turismo e atrair investimentos para a região, levando-se em consideração que a faixa de areia do Gravatá foi “engolida” pela erosão.
“Esta é uma obra histórica para Navegantes. Vai alavancar o turismo, a economia e a qualidade de vida na região norte da nossa cidade trazendo benefícios para todos”, disse o prefeito Liba Fronza (PSD).
Investimentos
Além de moradores e visitantes, a obra de engordamento da faixa de areia do Gravatá é aguardada por diversos setores da economia navegantina. Conforme o corretor imobiliário Biank Inácio, o projeto está transformando Navegantes em um pólo de investimentos e desenvolvimento imobiliário.
“Grandes construtoras de outras regiões estão se instalando na cidade, impulsionadas pelo potencial de valorização do metro quadrado na área. Com a faixa de areia ampliada, os construtores têm agora a possibilidade de entregar empreendimentos de alto padrão, agregando luxo e áreas de lazer mais robustas, algo que antes não era economicamente viável para o mercado local”, afirmou.
No setor de turismo, essa transformação também já desperta o interesse de redes hoteleiras de renome, que estão adquirindo terrenos e iniciando novos projetos. “Com a projeção de visibilidade e investimentos que esse projeto trará a Navegantes, espera-se um crescimento significativo da cidade em um curto espaço de tempo, consolidando-a como um destino turístico e residencial atrativo e valorizado”, acrescentou o corretor.