Candidato à reeleição, Liba afirma que a cidade não deve voltar no tempo e sim seguir rumo a uma das 10 maiores economias do Estado.
O segundo entrevistado da série de entrevistas do Jornal nos Bairros aos candidatos a prefeito de Navegantes é o prefeito Liba (55). Candidato à reeleição pelo PSD, Liba diz que quer continuar realizando os projetos que estão tornando Navegantes uma das cidades mais respeitadas do Estado, por meio de uma economia sólida, com geração de emprego e incentivo a novos negócios; administração técnica; e investimentos em infraestrutura, transporte público, espaços públicos de lazer e esporte e educação de qualidade.
Confira a entrevista:
Jornal nos Bairros: Hoje, qual a prioridade que você vê para Navegantes?
Liba (55): A principal prioridade é Navegantes continuar no caminho do desenvolvimento social e econômico, não sair dos trilhos, não voltar no tempo. Temos um planejamento para colocar Navegantes entre as dez economias de Santa Catarina. Um projeto de transformação da cidade, que começou há pouco mais de três anos. O cuidado com as pessoas é nosso item número 1 no Plano de Governo, que abrange ações nas áreas da Saúde, Segurança e Educação.
Jornal nos Bairros: Temos quase 12 Km de extensão de praia, porém o nosso turista ainda é aquele de passagem. O que fazer para que o turista fique na cidade?
Liba (55): Infraestrutura e atrações. O turista vai ficar se oferecermos esses dois quesitos, e estamos trabalhando para isso. A natureza em Navegantes já é a atração principal. Agora, estamos criando infraestrutura para que as pessoas possam aproveitar melhor. O Parque Natural é um exemplo, o cuidado com a nossa Orla é outro, a Arena Verão, o alargamento da faixa de areia no Gravatá também. Resolvemos o grave problema da falta de água na Meia Praia e no Gravatá, que acontecia todos os anos nos últimos 30 anos. Navegantes vai receber o primeiro hotel de bandeira, resultado da transformação da cidade, que está atraindo grandes investidores. E vamos criar mais atrações, como o projeto Rio de Serestas, música na praça, o Teatro Municipal e tantos outros que estamos realizando.
Jornal nos Bairros: O nosso molhe hoje é de autoridade do Porto de Itajaí. Haverá tratativa com a próxima gestão do porto de Itajaí para conseguir melhorias no local?
Liba (55): Já há essa tratativa, até bastante insistente de nossa parte. Queremos o poder sobre o Molhe para que possamos executar o projeto de urbanização, que já está pronto, que inclui quadras, espaço para food trucks, pista de skate, espaço para apresentações artísticas. Enfim, um projeto grandioso e que ficará muito bonito.
Jornal nos Bairros: Qual a sua prioridade para a área da saúde?
Liba (55): Nos últimos três anos e meio, nossa prioridade foi melhorar a oferta na atenção primária, que são os postos de saúde. Hoje temos médicos em todas as unidades, reformamos e ampliamos as estruturas. Criamos o programa Saúde do Trabalhador, com o horário estendido de atendimento nas UBSs, para atender nossa gente à noite, nos sábados e feriados. Isso é dar acesso à saúde. Avançamos no gravíssimo problema da fila para consultas e exames, mais que dobramos a oferta de consultas com especialistas e tipos de exames. Para vocês terem ideia, quando assumimos, havia mais de 3 mil pessoas na fila para consultas com especialistas – algumas esperando há mais de 4 anos. Reduzimos o tempo de espera para menos de 90 dias e o número de especialidades médicas nós mais que dobramos, porque antes eram apenas nove e hoje são 22. Agora, vamos dar uma atenção especial à saúde da mulher, criando o Ambulatório da Mulher, Criança e Adolescente; e também no Hospital, onde já fizemos algumas melhorias, mas vamos avançar ainda mais. Vamos descentralizar a farmácia, oferecendo mais pontos de entrega de remédios, além de aumentar o número de UBSs com horário estendido. Tenho certeza que vamos entregar uma saúde pública entre as melhores do estado para nossa população. Vale dizer que o município de Navegantes nunca investiu tanto em saúde pública quanto na nossa gestão. Quando assumimos, o orçamento da saúde era de R$ 72 milhões. Vamos terminar 2024 com cerca de R$ 108 milhões investidos na saúde. É um aumento de 50%. E com a continuidade do governo, vamos investir ainda mais.
Jornal nos Bairros: A construção civil é um dos setores que mais emprega em Navegantes, entretanto, já há certa dificuldade na mão de obra qualificada. Essa qualificação está dentro do seu plano de governo?
Liba (55): Sim. Existe essa preocupação não só com essa mão de obra, mas de outros setores também. Um programa de qualificação está dentro do nosso Plano de Governo e também a proximidade com o Sistema S para trazer ainda mais cursos.
Jornal nos Bairros: Quais suas propostas para a área da educação?
Liba (55): Vamos reforçar o contraturno escolar, ampliar o programa Navega Bilíngue, vamos aumentar a oferta de vagas com a construção de novas unidades. Nos últimos três anos, construímos três novas escolas, mas nossa cidade está em amplo crescimento, então precisamos avançar ainda mais. Vamos implantar a Política Municipal de Educação Especial, para adequar e fortalecer o atendimento aos alunos que precisam de uma atenção específica do município. Também vamos modernizar o sistema, possibilitando a matrícula on-line e muitas outras melhorias. Na nossa gestão, a educação em Navegantes passou por transformações significativas que refletem nosso compromisso com a qualidade e a inclusão. Fornecemos uniformes de verão e inverno para todos os estudantes, distribuímos kits de materiais escolares para alunos e professores. Tudo com muita qualidade. Vamos seguir valorizando nossos educadores e funcionários da educação, introduzindo programas que incluam melhores condições de trabalho, formação contínua e incentivos que refletem a importância do seu papel. Nosso compromisso é garantir acesso à educação de excelência e que nossos servidores sejam valorizados e apoiados.
Jornal nos Bairros: A segurança pública é uma constante preocupação diante do grande aumento da população em Navegantes. Quais suas propostas para garantir a segurança da população navegantina?
Liba (55): Nos últimos três anos, em parceria com as polícias Civil e Militar e também com os investimentos no sistema de monitoramento e estruturação da Secretaria de Segurança, conseguimos uma melhora expressiva no índice da qualidade da segurança em Navegantes. Mas o trabalho de melhoria é contínuo e estamos contratando mais 30 agentes de trânsito e aumentando o número de equipamentos de monitoramento na cidade, além de outras ações importantes de prevenção.
LEIA TAMBÉM:
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8
2 thoughts on “LIBA DIZ QUE NAVEGANTES NÃO PODE SAIR DOS TRILHOS”
Comments are closed.