Na próxima segunda-feira (26), Navegantes comemora 62 anos. Para lembrar a data, o Jornal nos Bairros traz os 62 fatos mais marcantes da história do município desde a emancipação.
Emancipação
A cerimônia de instalação do município aconteceu no dia 26 de agosto de 1962 e contou com a presença do governador Celso Ramos. Athanázio Rodrigues foi escolhido por decreto, prefeito provisório.
Eleições
A primeira eleição municipal foi realizada no dia 7 de outubro de 1962. Cirino Adolfo Cabral foi eleito prefeito de Navegantes. A posse aconteceu no dia 31 de janeiro de 1963.
Gelopesca
A fábrica de gelo seco em escamas e farinha de peixe Gelopesca é instalada no mês de agosto de 1964.
Correios
A agência dos Correios foi aberta em março de 1964. Antes o morador precisava atravessar para Itajaí para receber ou enviar uma carta.
Telefone em Navegantes
As primeiras linhas telefônicas foram instaladas pela Companhia Telefônica Catarinense em 1966.
Avenida Beira-Mar
Em 4 de setembro de 1968, a avenida Beira-Mar, hoje avenida Cirino Adolfo Cabral, foi inaugurada com o nome de Avenida Beira-Mar Ivo Silveira.
Mercado de Peixe
O primeiro mercado de peixe de Navegantes foi inaugurado em dezembro de 1968.
Zuza é eleito
Em 1968, José Juvenal Mafra (Arena), o Zuza, foi eleito com 1.202 votos o segundo prefeito de Navegantes.
SIP
Idealizada por engenheiros franceses, a Sociedade Industrial Pesqueira (SIP) foi inaugurada no dia 28 de março de 1969. A empresa faliu em 1974.
Aeroporto em Navegantes
A transferência do Aeroporto de Itajaí para Navegantes aconteceu em janeiro de 1970. Já a inauguração oficial foi em 12 de março do mesmo ano.
Cirino é eleito pela 2ª vez
No dia 15 de novembro de 1972, os navegantinos elegeram pela segunda vez Cirino Adolfo Cabral prefeito.
Navemar
Em 1974, foi fundado um dos mais tradicionais clubes de Navegantes, o Navemar.
“Navegantes e sua história”
O primeiro livro sobre a história de Navegantes foi lançado no dia 9 de julho de 1975. “Navegantes e sua história”, de Osório Gonçalves Viana, um dos responsáveis pela emancipação de Navegantes.
Femepe
A SIP foi comprada pela Femepe em 1975, que chegou a ser a 2ª maior empresa de pescados da América Latina.
3º prefeito eleito
A eleição para prefeito em 1976 foi vencida por João José Fagundes, vice-prefeito de Cirino Adolfo Cabral.
Naufrágio
No dia 6 de setembro de 1977, às 2h40, o barco pesqueiro “Dominante” naufragou ao entrar na Barra. Dos 14 pescadores a bordo, apenas dois sobreviveram.
Aeroporto de Navegantes é inaugurado
Com a presença do presidente da República, Ernesto Geisel, o Aeroporto de Navegantes foi oficialmente inaugurado no dia 19 de outubro de 1978.
Maré alta
Em outubro de 1978, uma forte maré alta derrubou postes e inundou residências próximas à praia.
Navegay
A primeira edição do Navegay aconteceu em 1978. O bloco de sujos foi idealizado pelo casal Vilma de Souza Dias e Claudiner Pinto Dias.
Ferry Boat
Em dezembro de 1979, o serviço de ferry boat começou a operar e junto com ele as novas tarifas.
Besc é inaugurado
Em fevereiro de 1980, a primeira agência bancária foi inaugurada. O Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) funcionou até 2008 na avenida João Sacavém.
Escola de Samba São Domingos
A escola de samba surgiu na residência de Manoel Pedro de Souza, no bairro São Domingos, em 1980.
Eleições municipais de 1982
Com 2.377 votos, Domingos Angelino Régis (PDS), derrotou nas urnas o ex-prefeito Cirino Adolfo Cabral (PMDB), que obteve 1.570 votos.
Primeiro bloco carnavalesco
O comerciante do Pontal, Manoel Mafra Filho, o Léca, organizou um bloco para brincar o carnaval em 1980. Surgia assim o “Estrelinha do Mar”, o primeiro bloco carnavalesco do município.
Bloco D´Amizade
Em 1982, Alcênio Antônio dos Passos e a esposa Maria Leopoldina dos Passos criaram o bloco “Ciganos do Amanhã”, que foi rebatizado com o nome de D´Amizade.
Enchente de 1983
A enchente de 1983 deixou três mil pessoas desabrigadas em Navegantes. Os bairros Machados e Porto Escalvado foram os mais afetados pelas cheias.
Carvão
No dia 9 de julho de 1983 foi instalado um entreposto de carvão no bairro Hugo de Almeida, que ainda hoje é conhecido como Carvão.
Dia de fúria
Na noite do dia 28 de março de 1984, o centro de Navegantes virou uma praça de guerra. A causa da revolta popular foi a morte do pescador Osmar José Roncálio, 25 anos, conhecido por Mazinho, na delegacia da cidade.
Ferry Boat grátis
Em 1985, um decreto assinado pelo governador Esperidião Amin concedeu gratuidade para pedestres que utilizavam o ferry boat entre Itajaí e Navegantes.
Bloco Cara & Coragem
O Cara & Coragem começou a sua trajetória em 1985, quando os casais Manoel e Sônia Demétrio, José Aroldo e Rosilene e José Xavier e Maria Ivanir decidiram criar um grupo para brincar o carnaval.
Deba é eleito prefeito de Navegantes
Adherbal Ramos Cabral (PMDB), filho do ex-prefeito Cirino Adolfo Cabral, foi eleito no dia 15 de novembro de 1988.
Exponave
Em 1988, Navegantes realizou uma festa que entraria para a sua história, a Exponave.
Primeira videolocadora
A primeira videolocadora do município surgiu da paixão de três jovens pelo cinema. Zélia Áurea Müller Rossi, o irmão Saulo Müller Júnior e a prima Maria Izabel da Silva fundaram em 1988, a Stone Wall.
Manoel Evaldo Müller é eleito prefeito
O vencedor das eleições de 1992 foi Manoel Evaldo Müller (PFL). Já Orlando César de Araújo (PDT) ficou em segundo lugar.
O acidente da família Maeda
No dia 18 de junho de 1992, um bimotor se chocou no mar a dois quilômetros da praia Central. Além do piloto e do copiloto, faleceram no acidente dois integrantes da família Maeda.
Desfile Municipal de Navegantes
Em agosto de 1993, a professora Elsir Bernadete Gaya Müller, presidente da Apae, organizou o primeiro Desfile Municipal em homenagem ao aniversário de Navegantes.
Caic 1994
Criado no governo de Fernando Collor em 1992, o Centro Educacional Prof.ª Maria de Lourdes Couto Cabral, o Caic de Navegantes, é inaugurado no bairro Nossa Senhora das Graças.
BR-470
Prevista para ser concluída em 1978, o trecho da BR-470 entre Blumenau e Navegantes só foi inaugurado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em outubro de 1995.
Luiz Gaya é o novo prefeito
Em 1996, quem venceu as eleições foi o candidato do Partido Progressista Brasileiro (PPB), Luiz Gaya, que derrotou Deba Cabral (PMDB).
Porto de Navegantes
Em maio de 1998, foi anunciada oficialmente a construção do Porto de Navegantes. A cerimônia aconteceu no Clube Navemar.
Pork’s
No final dos anos 90, a icônica casa noturna Pork’s agitava as noites de Navegantes.
Deba é eleito pela 2ª vez
Com 6.911 votos, Deba Cabral (PMDB) se iguala ao pai Cirino e se torna pela 2ª vez prefeito de Navegantes nas eleições do ano 2000.
Fenagro
A 3ª edição da Festa Navegantina Agropecuária (Fenagro) aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2001, no bairro Escalvados.
Papa-lavagem
Também em 2001 foi realizada a primeira edição da corrida de “Papa-lavagem”. A corrida com bateras consistia na travessia do rio Itajaí-Açu.
Acidente com avião quase provoca uma tragédia
No dia 20 de dezembro de 2003, um avião da empresa Gol que saiu de São Paulo e tinha como destino Porto Alegre, colidiu contra um muro durante uma escala no aeroporto de Navegantes. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Banco do Brasil
Uma agência do Banco do Brasil é aberta em julho de 2003. Antes duas agências bancárias, uma do Besc e outra da Caixa Econômica Federal, atendiam a população.
Deba é reeleito
Com 13.268 votos, Deba Cabral (PMDB) confirmou seu favoritismo e conquistou mais uma vez a Prefeitura de Navegantes nas eleições de 2004. Deba chegou ao seu terceiro mandato como prefeito.
Aeroporto se torna internacional
A inauguração do setor de embarque e desembarque internacional de passageiros aconteceu dia 22 de julho (2004), que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um time profissional de futebol
Pela primeira vez Navegantes ganhou um clube profissional de futebol. O Navegantes Futebol Clube, o NEC, foi fundado em março de 2006, mas foi extinto 9 anos depois devido a problemas financeiros.
Porto de Navegantes
A atracação do navio MSC Uruguay no dia 21 de outubro de 2007 inaugurou o Porto de Navegantes, administrado pela Portonave. A empresa é um divisor de águas na economia do município.
Enchentes de 2008
Em meio às enchentes de 2008, moradores de Navegantes ficaram por vários dias sem água potável. Ruas foram alagadas e o ferry boat deixou de funcionar.
Roberto Carlos é o novo prefeito
Depois de duas eleições seguidas, no qual foi derrotado pelo PMDB, o PSDB conseguiu finalmente eleger o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, em 2008.
Iceport pega fogo
O Terminal Frigorífico de Navegantes (Iceport) pegou fogo na manhã do dia 12 de novembro de 2009. Ninguém se feriu.
Roberto Carlos reeleito
Roberto Carlos de Souza (PSDB) se igualou a Cirino Cabral e também conseguiu pela 2ª vez assumir a Prefeitura de Navegantes. Nas eleições de 2012, Roberto Carlos obteve 20.121 votos contra os 11.412 do Luizinho (PT).
BR-470 duplicada
No dia 17 de fevereiro de 2014 foi assinada a ordem de serviço para a duplicação da BR-470 entre Ilhota e Navegantes.
Emílio Vieira é eleito
Com 19.639 votos, Emílio Vieira (PSDB) venceu as eleições de 2016. Lino (MDB) ficou em segundo lugar com 14.193.
Fórum de Navegantes
Em homenagem ao desembargador Wilson Eder Graf, o novo prédio do Fórum de Navegantes foi inaugurado no dia 13 de dezembro de 2019.
Liba é 12º prefeito
As eleições de 2020 foram as mais disputadas da história de Navegantes. Com oito candidatos, Libra Fronza surpreendeu e se elegeu prefeito com 11.433 votos. Liba se tornou o 12º prefeito de Navegantes.
14ª economia de SC
Navegantes foi a cidade com a maior alta do PIB em Santa Catarina em 2021, com índice de 22,5% e marca de R$ 4,68 bilhões na geração de riquezas, se tornando a 14ª economia de Santa Catarina.
CCR assume Aeroporto de Navegantes
Depois de 43 anos sob administração da Infraero, o Aeroporto de Navegantes é privatizado e passa a operar pela CCR Aeroportos em 2022.
5G em Navegantes
Em 2022, foi aprovada pela Câmara de Vereadores a lei municipal que autoriza a instalação de internet 5G por parte das operadoras. A cobertura do sinal é feita a partir de dezembro de 2023.
Portonave investe R$ 1 bilhão
Em janeiro de 2024, o Porto de Navegantes iniciou as obras para poder atracar navios maiores. O maior navio que chegou ao Brasil tem 366 metros de comprimento. Com R$ 1 bilhão de investimento, o objetivo é receber navios com até 400 metros.