fbpx

BAIRRO SÃO PAULO GANHARÁ UBS COM DOBRO DE ATENDIMENTO

O bairro será o primeiro em Navegantes a contar com esse novo tipo de projeto de alto padrão de qualidade

O município de Navegantes foi contemplado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde) do Governo Federal. Uma nova unidade básica de saúde será construída no bairro São Paulo, com o dobro da capacidade de atendimento do atual postinho.

Além da UBS já existente na entrada do bairro, será construída a nova unidade perto do C.M.E.I. Bruce Craston Kay. O valor da obra é de R$ 2.783.622,00 (valor empenhado pelo Ministério da Saúde, aguardando pagamento).

De acordo com o prefeito Liba Fronza (PSD), Navegantes entrou com o projeto e garantiu os recursos para a construção de uma unidade porte 3, que, como exemplo, tem projeção para 48 assentos de espera na recepção.

“Quero compartilhar uma notícia que me dá extrema alegria: conquistamos uma nova UBS para o Bairro São Paulo que vai dobrar a capacidade de atendimento. Estamos prontos, para assim que a verba chegar, arregaçar as mangas e construir essa nova e moderna unidade para nossa população”, falou o prefeito em suas redes sociais.

Nova infraestrutura

Pela primeira vez em 11 anos, os projetos de arquitetura e infraestrutura de referência do Novo PAC Saúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). foram reformulados. Com infraestrutura projetada para o cuidado, o projeto para as novas UBS prevê espaço amplo, com mais salas, mais consultórios, sustentabilidades ecológica e ambiental, energia fotovoltaica e salas preparadas para teleconsultas. Também há previsão de conexão de internet para atendimento remoto em todos os ambientes e padronização das áreas de descontaminação e esterilização.

A proposta visa possibilitar a expansão das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e equipes Multiprofissionais (eMulti) com o propósito de aumentar a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

O intuito é mudar a imagem de postinho dos estabelecimentos da atenção primária para unidades de saúde amplas e equipadas. Os novos modelos de unidades têm cinco portes diferentes, conectados com o uso consciente de recursos renováveis. Todas as unidades terão luzes de LED e jardins internos criados para privilegiar a luz natural dos ambientes. A gestão de resíduos também foi planejada: os projetos contêm separação para resíduos recicláveis.

Além dos consultórios, os novos centros de saúde de porte 1 a 3 terão áreas adicionais para atendimento das equipes multiprofissionais. A depender do porte, estão incluídas salas equipadas para fisioterapia e consultórios odontológicos com a quantidade de equipamentos proporcional ao número de profissionais de saúde da família. Nas unidades de maior porte estão previstas salas de amamentação, áreas administrativas e salas para agentes de saúde e endemias.

LEIA TAMBÉM:

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros