A Secretaria da Saúde de Navegantes divulgou que, ao contrário do que quis insinuar uma publicação que está rodando nas redes sociais, os servidores da Saúde são sim testados para COVID-19, seguindo as normas do protocolo COVID-19 desenvolvido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município e também do Ministério da Saúde.
Conforme o Protocolo, os profissionais de saúde e segurança pública em atividade, tanto na assistência quanto na gestão, fazem parte dos grupos que devem ser progressivamente incluídos na rotina de testagem de pessoas sintomáticas. Durante a realização de cadastro na Central de Triagem, deve ser observado se a pessoa atendida integra profissionais essenciais ao controle de doença e a manutenção da ordem pública, devendo seguir a lei nº14.023 de 08 de julho de 2020, para prioridade de testagem em casos de apresentarem sintomas.
Já quanto ao fluxograma de coleta e notificação de COVID-19, o Protocolo estabelece que para os profissionais de saúde com sintomas envolvidos no atendimento direto aos pacientes e que apresentem pelo menos dois dos sinais e sintomas, deve-se solicitar o teste Swab, que é o mais confiável, contatar ainda o DVE e afastar o servidor por sete dias. Caso positivo, deve-se fechar a Unidade de Saúde por um dia para desinfecção e atestado médico por 14 dias do início dos sintomas. Também será coletado Swab dos demais profissionais sintomáticos, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
A secretária da Saúde, Claudete Hermogenes, destaca que já foram testados servidores de quase a totalidades das Unidades Básicas de Saúde do Município, alguns mais de uma vez, conforme houve necessidade. Ela calcula que foram testados uma média de 400 servidores até o momento.
Vale ressaltar que o Protocolo COVID-19 foi elaborado pelo Médico Infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho e demais profissionais da Saúde com base nas normas do Ministério da Saúde. O Protocolo está disponível no site oficial do Município (navegantes.sc.gov.br), no banner “Orientações sobre o Coronavírus”.