Em 2022, a cidade estava abaixo da média no número de mortes violentas, enquanto o primeiro semestre de 2024 disparou
O primeiro semestre de 2024 ainda nem finalizou e a cidade de Navegantes já contabiliza seis mortes violentas, de janeiro até maio desse ano. A última ocorrência foi na segunda-feira (20), quando o corpo de um homem foi encontrado, por um guarda-vidas em ronda, na praia central, com sinais de violência. Até o fechamento da edição, não havia mais informações sobre a ocorrência.
Antes dele, outras ocorrências policiais chocaram a população de Navegantes, nesse ano, pela forma violenta com que as vítimas foram executadas.
Morador de rua morto a facadas
Na noite do dia 4 de janeiro, um morador de rua acabou morto, no Centro, após uma discussão com outro homem. Os dois estavam armados, um com uma faca e o outro com um facão. Primeiramente, o autor do crime atingiu quatro vezes a cabeça da vítima com o sarrafo, até ele cair no chão. O agressor dispensa o pedaço de pau, pega o facão da vítima e desfere cinco golpes na região da cabeça e pescoço do homem já desacordado. O autor foi preso em flagrante pela PM.
Execução de três homens a tiros
Na madrugada do dia 7 de janeiro, três homens foram mortos a tiros em uma casa na Rua Vereador José Frederico de Souza, no bairro São Paulo, por dois homens não identificados. Os assassinos entraram no local, localizado em um conjunto de quitinetes populares, e meteram bala. No local, havia mais pessoas no momento da execução, mas os atiradores foram certeiros atrás dos três alvos.
As três vítimas, Ítalo Henrique Félix, Lucas da Silva e Anderson do Monte, eram naturais da cidade de Goiana, em Pernambuco. Apenas um não possuía passagem pela polícia.
Trio ataca jovem até a morte
Na noite do dia 25 de março, uma sequência de agressões, que iniciou no pátio de um posto de combustível no bairro Gravatá, em Navegantes, acabou em desgraça. A vítima, Dionatam Emanuel da Rocha, de 29 anos, foi violentada em via pública até a morte, por três homens, que utilizaram faca e pedras. Eles o perseguiram até a Rua Julia Cardoso do Nascimento, onde ele caiu e morreu. Um dos autores, de 18 anos, foi preso.
Como comparação, em 2022, Navegantes estava abaixo da média nos índices de homicídios, quando aparecia apenas na 16ª posição de cidades mais violentas, entre os 30 maiores municípios catarinenses. O Jornal nos Bairros solicitou os dados de 2023 para o comparativo, mas o setor de Estatística da Secretaria do Estado de Segurança Pública não retornou à reportagem.