A vacinação foi liberada para toda a população a partir de seis meses de idade e a medida, que entrou em vigor no dia 2 de maio, segue as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme Ofício nº 142/2024.
A Secretaria de Saúde de Navegantes faz um apelo às pessoas que ainda não se vacinaram, que se dirijam a uma Unidade Básica de Saúde para receber a dose do imunizante contra a gripe, que protege contra as principais cepas de vírus em combinação (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B), que circulam no Brasil.
As Unidades de Saúde de Navegantes que possuem a vacina disponível são:
Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas, São Domingos 2.
O secretário de Saúde, médico infectologista, Dr. Pablo Sebastian, explica que a imunização é fundamental para diminuir a circulação do vírus e para evitar que as pessoas adoeçam, comprometendo a sua saúde e a das pessoas em sua volta.
Ele explica que a meta do município é vacinar 31 mil pessoas dentro do público alvo, mas que até o momento, cerca de 29% desse público foi vacinado.
Para tentar chegar ao maior número de pessoas, além do atendimento nas UBS, as equipes já se deslocaram a locais onde estão concentrados um grande número de pessoas que fazem parte do público alvo, como Grupo de Idosos e Asilos. Para ter acesso a esse serviço, é necessário um representante ir até a UBS do bairro e agendar com a equipe o melhor dia e horário.
“Pedimos a todas as pessoas que ainda não receberam a vacina, que façam o mais breve possível, pois, ao se imunizar, além de reduzir as chances de adoecer, a probabilidade de necessitar de atendimento hospitalar também reduz, e nessa época em que o país inteiro registra altos índices de internações, a vacinação ainda continua uma importante ferramenta para a saúde coletiva”, finaliza o secretário.