SEMASA enfatiza que economia ainda é necessária
O sistema de abastecimento de água para Itajaí e Navegantes apresenta sinais de melhora desde as 7h30 desta terça-feira (21). O conjunto de reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque atingiu 70% de sua capacidade, o que aumenta a pressão na maior parte da rede da área urbana. No entanto, o avanço ou piora deste quadro depende do consumo ao longo do dia.
Na ETA Arapongas, o reservatório está com um nível de aproximadamente 40%. Morro Cortado tem cerca de 37%, Morro da Cruz 12% e Cabeçudas permanece vazio. Bombas de recalque (boosters) entraram em funcionamento na Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Itaipava, Nossa Senhora das Graças e Fazenda, levando a água para as áreas mais altas.
Na mais recente medição, a turbidez estava quatro vezes acima do limite padrão de operação, que é de 100 ntu (unidades de turbidez). A produção de água potável na ETA São Roque está na média de 1.080 litros por segundo.
Com o retorno da pressão às tubulações, pode haver turbidez e também aumentam os casos de rompimento de rede. As equipes a serviço do Semasa já estão atuando nos reparos de vazamentos identificados, mas o tempo para atendimento de todas as ocorrências pode ser um pouco maior do que o usual devido à alta demanda.
“Fazer uso racional de água ainda é a recomendação que reforçamos aos consumidores. Garantimos que todos os nossos recursos estão concentrados na recuperação da normalidade e minimização dos incômodos” acrescenta o Diretor Geral do Semasa, Diego Antônio da Silva.