fbpx

HOSPITAL DE NAVEGANTES REALIZA MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Evento “Outubro Rosa – envolva-se, cuide-se” conta com palestras, roda de conversa e orientações às pacientes do hospital.

O Outubro Rosa é um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma causa muito importante para a saúde das mulheres em todo o mundo. Neste mês, vestimos a cor rosa para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção, do autoexame e da mamografia regular. Assim, a direção do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, por meio do Núcleo de Educação Continuada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Digimax Medicina Diagnóstica, Zoe Comercial e Bravo Medical, está realizando uma programação alusiva ao Outubro Rosa com o tema “Outubro Rosa – Envolva-se, Cuide-se”.

A programação teve sua abertura nos dias 4 e 5 de outubro, com o relato vivido e depoimento de Verlaine Nunes Gonzales Barcelos. No dia 11, foi realizada, durante a manhã, uma orientação ao público que aguardava atendimento na recepção do Pronto Socorro, com a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer. À tarde, ocorreu uma Roda de Conversa com o ginecologista Nicolas Kalbusch.

A programação continua no dia 18 de outubro, às 14h, na sala de treinamentos da instituição Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, com uma palestra ministrada pela médica mastologista Sandra Kasai. Em 19 de outubro, das 9h às 11h, haverá mais um momento de orientação ao público na recepção do Pronto Socorro, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Nos dias 25 e 26 de outubro, haverá o encerramento da ação com um café especial para todos os colaboradores. O Hospital também está promovendo a Ação solidária: “Traga um lenço para doação”.

Os organizadores do evento acreditam que a conscientização e a educação sobre o câncer de mama são de extrema importância para que um dia essa doença possa ser vencida de uma vez por todas. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. O sintoma mais facilmente percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor, e também podem aparecer pequenos caroços embaixo dos braços. É importante lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, sendo fundamental consultar um profissional de saúde.

Sobre o câncer de mama

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima 2,3 milhões de novos casos para o ano de 2023 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas em mulheres. Para o Brasil, foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023. A detecção precoce desempenha um papel fundamental na luta contra essa doença, pois aumenta significativamente as chances de sucesso do tratamento.

Diagnostico precoce salva

Em Santa Catarina, mais de 90 mil mulheres realizaram o exame de mamografia somente em 2023. O tempo médio de espera entre a requisição e a realização do exame é de 20,65 dias. Tempo precioso, pois a detecção precoce é fundamental para a cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos pode ser curado se descoberto logo no início.

Portanto, neste Outubro Rosa, lembre-se de cuidar da sua saúde e da saúde das mulheres ao seu redor. Encoraje suas amigas e familiares a fazerem exames regulares, adotarem hábitos de vida saudáveis e conhecerem seus corpos. Juntos, podemos criar um mundo onde o câncer de mama seja descoberto e tratado mais cedo, salvando vidas.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros