Nesse mês de agosto, a Procuradoria da Mulher, da Câmara de Vereadores, está engajada em duas importantes campanhas: a campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência contra a mulher e a Semana Municipal de Conscientização do Planejamento Familiar, instituída pela Lei nº 2682 de 25/03/2013.
As duas campanhas, por mais que pareçam distintas, vão ao encontro das políticas públicas voltadas ao empoderamento das mulheres. A Procuradoria da Mulher, presidida pela vereadora Sol Dapper, foi muito perspicaz em abraçar essas duas pontas, para uma melhor qualidade de vida do sexo feminino.
As palestras educativas sobre Planejamento Familiar ministradas nas escolas da Rede Municipal de Ensino conscientizam, principalmente, as alunas, sobre as dificuldades da gravidez na adolescência e a importância da gravidez planejada na vida adulta. Isso porque, boa parte das adolescentes grávidas acaba abandonando a escola. Muitas acabam entrando em um ciclo vicioso, têm que ficar em casa cuidado dos filhos e, sem estudo, depois não conseguem emprego, tendo que ser sustentadas pelos companheiros. Isso as torna vulneráveis. E é aí que mora o perigo.
Em muitos casos, o ciclo de violência doméstica inicia na dependência financeira da mulher pelo companheiro. Segundo uma pesquisa realizada pós pandemia, 25% das mulheres acima de 16 anos apontaram a perda de renda e emprego como os fatores que mais influenciaram na violência que vivenciaram.
Por isso, o importante papel da Procuradoria da Mulher no processo de autoestima e autonomia feminina, para poder sair do ciclo de violência. Além das palestras sobre planejamento familiar e enfrentamento à violência doméstica, outra ação da Procuradoria é voltada ao empreendedorismo feminino. Cada emprego ou renda conquistado por uma vítima, a torna mais forte para lutar e fugir da violência que sofre.