Os cães estavam amarrados, a maioria não tinha casinha. Já os gatos estavam trancados, em cima de suas fezes.
Uma denúncia de maus-tratos a animais resultou no resgate de 20 cães e 11 gatos na tarde de quinta-feira (27), em Itajaí. Os animais foram encontrados em uma área de invasão, localizada às margens do rio Itajaí-Mirim, no Arraial dos Cunhas, zona rural de Itajaí.
Servidores do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e da Guarda Municipal Ambiental estiveram no local e constataram que os animais viviam em um espaço insalubre. Os cães estavam amarrados, a maioria não tinha casinha. Já os gatos estavam trancados em casinhas improvisadas e cheias de fezes.
O médico veterinário da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) acompanhou a ação e constatou que os animais apresentavam péssimas condições de saúde. O tutor dos animais foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.
Para adoção responsável
Todos os cães e gatos foram recolhidos e encaminhados à UAPA, que agora busca um lar provisório para os animais. “Precisamos da ajuda das pessoas responsáveis e que gostam de animais. Infelizmente a UAPA tem mais de 300 animais abrigados e não tem como comportar mais”, argumenta a diretora de Defesa Animal, Andréia Paula Resch.
Quem puder acolher um ou mais animais pode entrar em contato pelos WhatsApps (47) 99915-7777 ou (47) 98857-2144. A Defesa Animal se responsabiliza pelo tratamento e custos da medicação e alimentação do animal.