O Cabo Amorim e a Cadela de Busca Moana irão trabalhar na ala de pacientes em tratamento contra o câncer.
Por meio do Projeto Cão Terapeuta, a Labradora do Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes atuará na terapia assistida no Hospital Marieta Konder Borhaussen, em Itajaí.
No dia 2 de agosto, ás 10h, acontecerá a cerimônia de entrega do crachá da cadela de busca Moana, da raça labrador, que auxilia nos resgates do Corpo de Bombeiro Militar.
A ação marca a retomada do projeto, que iniciou no ano de 2016, com o Binômio (homem e cão) Sargento Amorim e Ice. Agora, as terapias serão realizadas pela dupla do CBM Navegantes, Cabo Amorim e Cão de Busca Moana.
Amorim e Moana são integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes e atualmente atendem toda a área do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, em ocorrências envolvendo busca e resgate de pessoas desaparecidas.
Com certificações que comprovam a capacidade técnica do binômio, a dupla já atendeu diversas ocorrências de busca por pessoas desaparecidas em mata, deslizamentos de terra e em área urbana. Com destaque para a Operação Petrópolis em 2022, onde 233 pessoas perderam a vida após fortes chuvas causarem deslizamentos de terra.
Cão Terapia
O projeto de terapia assistida no hospital Marieta visa proporcionar um momento de carinho e descontração para pacientes oncológicos que recebem o tratamento de quimioterapia.
Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, coordena a atuação do binômio no hospital. A equipe desenvolveu um protocolo de segurança que exige vacinação em dia, atestado sanitário atualizado quinzenalmente e desinfecção do animal antes das sessões.
Conduzida pelo Cabo Amorim, a Moana terá contato supervisionado com os pacientes, trazendo alegria e bem estar para quem realiza o tratamento.
LEIA TAMBÉM: