Executivo estadual prevê que ações futuras de restrição sejam regionalizadas e decididas por prefeitos
O governo de Santa Catarina editou um novo decreto de liberação de atividades nesta segunda-feira (1º) em que estabelece um calendário para a voltas das aulas, transporte e eventos. O Executivo estadual prevê que ações futuras de restrição sejam regionalizadas e decididas por prefeitos.
Segundo o texto, os transportes intermunicipais e coletivos urbanos têm permissão para atuar a partir de 8 de junho. Entretanto, o ingresso de veículos de transporte interestadual em território catarinense segue suspenso até 2 de agosto.
O decreto prevê também que as aulas da rede pública e privada ficam suspensas até 2 de agosto. A exceção são as atividades de estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores, que podem acontecer a partir de 8 de junho. O decreto estipula ainda que as aulas presenciais de cursos superiores podem retornar em 6 de julho.
Já os eventos em geral, como shows, festas em casas noturnas, museus, parques temáticos, cinemas, espetáculos, ficam suspensos até 5 de julho.
Nos esportes, o calendário oficial da Fesporte segue cancelado até 5 de julho. Também está suspensa até esta data a presença de público em eventos esportivos privados.
“Inauguramos uma nova fase. Agora, as decisões vão ser compartilhadas com os municípios. Os prefeitos vão ser protagonistas na tomada de decisões”, disse o governador Carlos Moisés da Silva. “Não é mais possível tratar o Estado todo com uma canetada”, complementou.
Segundo Moisés, o Estado não vai deixar de acompanhar o avanço dos casos. A Secretaria de Saúde prevê uma série de recomendações e verificação do avanço da doença por microrregionais.
O Executivo disponibilizou para as prefeituras uma plataforma de acompanhamento dos indicadores que reúne número de casos, de óbitos, de ocupação em leitos de UTI, e de transmissão da doença no território. A ferramenta será decisiva para embasar as ações regionalizadas.
O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, participou do ato e ressaltou a importância da regionalização. Segundo ele, a ferramenta “pode e deve” ser aprimorada para facilitar a tomada de decisão dos prefeitos.
Transportes
Liberados a partir de 8 de junho os transportes intermunicipais e coletivos urbanos;
Suspenso até 2 de agosto o ingresso em território catarinense de veículos de transporte de passageiros interestaduais;
Educação
Suspensas até 2 de agosto as aulas nas redes pública e privada de ensino;
Liberadas a partir de 8 de junho as atividades em estágios obrigatórios e aulas presenciais em laboratórios de cursos superiores;
Liberadas a partir de 6 de julho as aulas presenciais em cursos superiores;
Esportes
Suspenso o calendário da Fesporte e o acesso de público em eventos esportivos privados até 5 de julho;
Eventos
Suspensas até 5 de julho as atividades de cinemas, shows, espetáculos, museus, casas noturnas.
Oi queria uma informaçao festa de aniversario de 15 anos tambem nao pode 4 de julho