fbpx

ITAJAÍ TERÁ BOTÃO DE ALERTA NAS ESCOLAS A PARTIR DE SEGUNDA (17)

Após acionado, imediatamente as equipes de segurança se deslocarão até o local.

Começa a funcionar nesta segunda-feira (17) o botão Alerta Escola nas unidades escolares de Itajaí. Diretoras e secretárias que terão acesso à ferramenta, desenvolvida para acionar uma equipe de segurança em casos de emergência, receberam na tarde desta quinta-feira (13) um treinamento para utilizar o aplicativo, que ficará disponível em telefones celulares.

O botão Alerta Escola estará cadastrado em três celulares diferentes em cada unidade e, após acionado, imediatamente as equipes de segurança se deslocarão até o local.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Tecnologia, faz parte da série de medidas que estão sendo adotadas pelo Município para garantir mais segurança nas escolas. O botão Alerta Escola estará vinculado ao Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Segurança armada e rondas preventivas

Além do Alerta Escola, o Município de Itajaí vai contratar emergencialmente segurança armada para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A Secretaria de Educação já iniciou o levantamento do quantitativo de profissionais necessários para realizar o serviço, bem como os custos para essa contratação emergencial.

A secretária municipal de Educação, Elisete Furtado, ressalta a necessidade de protocolos a serem seguidos para que todos estejam bem orientados diante dessas situações atípicas.

Ainda durante a reunião com os diretores e secretários escolares, os profissionais de segurança explicaram o que fazer diante de situações de emergência e pânico.

Também já foram intensificadas as rondas preventivas no entorno de escolas e creches do município. A Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, iniciou a ação na segunda-feira (10), com o intuito de monitorar e rastrear todas as áreas sensíveis. Outra medida, é um projeto de mapeamento digital com câmeras de reconhecimento facial, no qual serão monitoradas as entradas e saídas dos alunos.

Está em andamento ainda o levantamento de vulnerabilidade das estruturas de cada escola. Com este relatório, serão identificados locais que necessitam de melhorias, como muros mais altos, reparos, entre outras ativações que garantam maior segurança dos estudantes.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros