Órgão foi transportado pelo Arcanjo-01 até o Aeroporto de Navegantes na manhã de quinta-feira (9).
Na manhã de quinta-feira (09), o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou apoio a uma operação de transplante de órgão, no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. A equipe do helicóptero Arcanjo-01 transportou um coração e a equipe médica do hospital ao Aeroporto de Navegantes.
Essa ação colaborou, de forma significativa, para qualidade de todo o processo. De lá, o órgão seguiu para o estado de São Paulo, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Poder fazer parte desse processo é um privilégio para nossa equipe. Sabemos que o transplante de órgãos é um procedimento muito peculiar, são vários fatores que têm que estar alinhados para seu sucesso. E saber que contribuímos para que uma vida fosse salva é muito gratificante”, destaca o Capitão Bonatelli.
A operação foi gerenciada pela SC Transplantes – Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, órgão da Secretaria do Estado da Saúde que coordena as atividades de transplante em âmbito estadual, centralizando e coordenando todas as ações que envolvam captação e transplante, e atuando no gerenciamento das listas únicas de receptores de órgãos e tecidos, nos processos de captação e distribuição de órgãos e tecidos em Santa Catarina.