fbpx

COLUNA: A RUA HERCÍLIO LUZ

Antes de ser conhecida por Hercílio Luz, uma das principais ruas de Itajaí se chamava rua da Matriz, devido à antiga Igreja Matriz de Itajaí, hoje a Igrejinha da Imaculada Conceição. A rua foi aberta depois da transferência do cemitério municipal de Navegantes (então bairro de Itajaí) para o final da rua da Matriz, hoje a atual Igreja Matriz, em 1863.

Rua Hercílio na década de 1970. Créditos são do Arquivo Público de Itajaí.

Em 1925, a rua ganhou um novo nome, Hercílio Luz, homenagem ao ex-governador falecido no dia 20 de outubro de 1924, aos 84 anos. Hercílio Luz nasceu em Desterro (Florianópolis), no dia 29 de maio de 1860. Ele foi governador de Santa Catarina três vezes. Junto com itajaiense Lauro Müller, fundou o Partido Republicano Catarinense.

Como governador, foi responsável pela expansão da energia elétrica em Santa Catarina, a linha de telégrafo e a construção da ponte pênsil ligando o continente com a Ilha de Santa Catarina. A ponte recebeu seu nome quando foi inaugurada em 1926.

Corridas automobilísticas eram comuns na rua Hercílio Luz na década de 1940. Créditos são do Arquivo Público de Itajaí.

Nas décadas seguintes a Rua Hercílio Luz cresceu. Os principais prédios púbicos (Prefeitura e Câmara de Vereadores) se instaram na via. Bancos, lojas e outros estabelecimentos comerciais também vieram para Hercílio Luz. A via foi palco de desfiles cívicos, shows e até corridas de automóveis.

 Rua Hercílio nos anos 50.  Créditos são do Arquivo Público de Itajaí.

A primeira reurbanização aconteceu entre 1939 a 1945, quando a rua ganhou rede esgoto e calçamento com paralelepípedos. Na década de 1980, a Hercílio Luz ganhou calçadas e o paralelepípedo foi substituído por lajotas. Em 2004, a rua foi urbanizada novamente e ganhou o formato atual.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros