Levantamento feito pela Fecomércio/SC mostra que ticket médio deve cair 18,5% este ano
Um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) mostra que, apesar das restrições de distanciamento social em vigor, o local favorito dos catarinenses para as compras de Dia das Mães é o comércio de rua (62,5%), seguido pelos shoppings centers (16,4%).
Mesmo com a maioria fazendo as compras presencialmente, a pandemia de Coronavírus irá alterar o comportamento de alguns consumidores. As compras pela internet devem subir 8,2 pontos percentuais na comparação com 2019, representando 12% do total. Além disso, o catarinense opa por não realizar passeios na data. A ida em restaurantes, por exemplo, deve cair quase 20% em relação ao passado.
A pesquisa também mostra que os consumidores estão menos dispostos a gastar este ano. Em 2020, o ticket médio por pessoa deve ser de R$ 137,41, uma queda de 18,5% em relação aos R$ 168,43 registrados no ano anterior. Os presentes mais comprados nesta data serão as roupas (31,8%), seguido por perfumes e cosméticos (19,3%), e por bolsas e calçados (11,2%).
“A redução do gasto médio está vinculada a situação de crise devido à pandemia. As famílias relataram uma piora considerável da sua situação financeira, com 48,8% declarando estar em situação pior que do ano anterior”, explicou a entidade.
Este ano os catarinenses também não querem se endividar: 69,7% afirmam vão pesquisar os preços e a maioria irá efetuar as compras à vista, sendo 49,1% com dinheiro, 19,6% com cartão de débito e 17,2% com cartão de crédito. Apenas 11,7% irá fazer as compras deste parcelando no cartão, e 1,8% deve optar pelo crediário.
Entre as ações do comércio que mais atraem os consumidores, foram citadas o atendimento (26,9%), o preço (25,8%), a qualidade do produto (23,2%) e as promoções (16,8%). Segundo a entidade, a preferência varia de acordo com a renda dos consumidores, com mais baixas dando preferência para promoções e o preço, e as mais altas, priorizando a qualidade do produto.