fbpx

OUTUBRO ROSA É MAIS DO QUE UMA CAMPANHA PANFLETÁRIA EM NAVEGANTES

Durante todo o mês de outubro, as atenções estão votadas para o “Outubro Rosa”, campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Muitas vezes, o Jornal nos Bairros abordou esse tema, pois no Brasil, infelizmente, essas ações não passam de campanhas panfletárias. O material impresso é lindo, mas na prática de nada servem. Eles conscientizam as mulheres a realizarem o diagnóstico precoce do câncer de mama, no entanto, as filas para realização de mamografias pelo Sistema Único de Saúde – SUS são longas e a demora pode ser fatal.   

Porém o exemplo vem de Navegantes e, nesse ano, o Outubro Rosa será muito mais do que entregar panfletos. Além das Unidades Básicas de Saúde abrirem no sábado, dia 15, para atender as mulheres com diversas ações em prol do Outubro Rosa, a campanha irá se estender para os meses de  novembro e dezembro, quando a unidade móvel “Carreta Sesc Saúde Mulher” estará em Navegantes, com todos os recursos necessários para realizar gratuitamente  os exames de prevenção contra o câncer de mama e de útero.

Além dos exames preventivos e mamografia, o projeto também prevê aproximar cada vez mais a informação e o auxílio para melhorar a saúde da mulher, focando, principalmente, na prevenção, um dos principais objetivos da saúde básica.

A vinda da unidade móvel a Navegantes foi uma conquista do Dr. Pablo Velho, secretário da saúde, e da vereadora Sol Dapper, que além da carreta ainda destinou R$162 mil de emenda impositiva do seu gabinete para serem aplicados em exames complementares para a saúde da mulher. Cabe ressaltar que a vereadora Sol tem se mostrado incansável na busca de políticas públicas para mulheres e tem obtido resultados muito positivos em seus eventos com temas voltados à violência, empoderamento, saúde básica e empreendedorismo, mostrando o caminho para as mulheres se tornarem protagonistas de suas histórias.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros