fbpx

AUTORIDADES ASSINAM DOCUMENTO PARA DUPLICAÇÃO DO LOTE 1 DA BR 470

O evento contou com a presença do governador Raimundo Colombo, da ministra Ideli Salvatti e demais políticos e autoridades da região.

Agora é pra valer. Foi assinada na manhã desta segunda-feira (17) a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de duplicação da BR 470, Lote 1, trecho de 18, 6 km, compreendido entre os municípios de Navegantes e Ilhota.

O evento contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do deputado federal Décio Lima, dos deputados estaduais Volnei Morastoni e Ana Paula Lima, entre outras autoridades, políticos da região, empresários e membros da comunidade.

De acordo com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – os serviços serão realizados pelo consórcio AZZA/SOGEL e consistem na execução das obras de duplicação e restauração da pista existente, implantação de ruas laterais, recuperação, reforço, reabilitação e construção de obras-de-arte especiais na BR-470/SC, segmento do km zero ao km 18. O prazo de execução da obra é de 1.440 dias, cerca de quatro anos e o valor licitado par o Lote 1 é de R$ 192.987.332,27.

“A BR-470 é um limitador de crescimento para o nosso Estado, além de ser um ponto de risco para a vida das pessoas, pois é considerada uma das mais violentas do país. Sua duplicação vai impactar positivamente na segurança dos que passam por aqui, na condição da trafegabilidade, assegurar acesso mais rápido ao Porto de Navegantes e Itajaí e induzir como um forte vetor de desenvolvimento”, disse o governador. 

Na ocasião, o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, agradeceu ao Governo Federal e ao Governo do Estado pelo empenho na liberação do projeto e enfatizou a importância da obra para a cidade e região. “A duplicação da BR 470 é uma obra que vai contribuir em muito para o desenvolvimento econômico e turístico de nossa região, mas acima de tudo é uma obra em defesa da vida”, falou o prefeito, se referindo ao grande número de mortes registrado anualmente na rodovia.

BR-470

Na BR- 470, serão duplicados 74 quilômetros, divididos em quatro lotes. O Lote 1 começa em Navegantes e vai até Luiz Alves, na divisa com Ilhota. O Lote 2 compreende o trecho de Luiz Alves até Gaspar. O terceiro lote abrange Blumenau (acesso a Gaspar – acesso a Timbó/BR-477). O quarto lote vai de Blumenau a Indaial. Em todo percurso, serão 28 viadutos, nove pontes, 11 passarelas, 64 quilômetros de vias marginais, 69 quilômetros de ciclovias. O investimento é de R$ 1,7 bilhão.

Pela BR- 470, passam aproximadamente 35 mil veículos por dia. As obras promoverão melhoria do tráfego através da duplicação das pistas, associando-a à execução das obras de recuperação do pavimento da pista existente e à incorporação de dispositivos para a segurança viária como viadutos e passagens de pedestres.

Inclui também medidas necessárias ao ordenamento do tráfego local (veículos e pedestres), com a execução de ruas laterais, calçadas e ciclovias.

Recursos para o Hospital

 Aproveitando a vinda do governador na cidade, o prefeito Roberto Carlos fez um pedido para a liberação de recursos para as obras de construção e ampliação do Hospital de Navegantes. Segundo o prefeito, o governador Raimundo Colombo, que já havia liberado um milhão no ano passado, se comprometeu com a liberação de mais dois milhões de reais para a obra, que encontra-se em fase de execução.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros