Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na terça-feira (16), os prefeitos da região da AMFRI avaliaram o Projeto Conceitual do Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes. O Túnel Imerso faz parte do PROMOBIS, projeto pioneiro no Brasil, pela proposta do consórcio da Amfri, composto por três grandes iniciativas que, segundo expectativas, pretende mudar o futuro da região para melhor.
Estão previstos um Sistema de Transporte Coletivo Regional – que vai integrar e interligar os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias; o Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes; e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú.
“Essas imagens nos trazem muita alegria e satisfação por estarmos participando de um momento histórico para toda a nossa região e para o Brasil, além de mostrar que estamos no caminho certo quando o assunto é integração, mobilidade e sustentabilidade”, declarou o Presidente da AMFRI e do CIM-AMFRI Aquiles da Costa.
A missão técnica iniciou na segunda-feira (15), e segue até sexta-feira (19/08), na AMFRI e Univali, com uma programação que contempla workshops temáticos para os envolvidos no projeto, reuniões focadas nas áreas social e ambiental, saídas de campo e alinhamentos para aprovação final do projeto e financiamento.
Conheça o projeto:
Além do Banco Mundial/BIRD, até sexta-feira (19), estarão presentes os representantes do Governo Federal, que atuam na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, e na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia.
A missão técnica do Banco Mundial aqui na região faz parte da fase de estruturação do projeto de solicitação do financiamento, na qual devem ser atendidos critérios e documentações exigidos pelo Banco. A estimativa é que a fase de estruturação esteja concluída até dezembro deste ano e o contrato assinado até junho de 2023.
Ao todo, poderão ser investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial (BIRD) e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento, podendo ser amortizados em até 25 anos. Já os investimentos privados, considerando o Sistema de Transporte Coletivo/AMFRI e o Túnel Imerso, deverão ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.