As fortes chuvas que iniciaram no domingo (9) e se estenderam até a manhã desta segunda-feira (10), com previsão de mais chuva no decorrer do dia, deixam o município de Navegantes em estado de alerta.
Conforme Raphael Catarina, coordenador da Defesa Civil no município, o volume de água foi de 155 mm, o que equivale a mais do que o previsto para todo o mês de janeiro, e que a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta com previsão de mais chuvas nas próximas horas.
As equipes da Secretaria de Obras, SESAN e Defesa Civil estão nas ruas, realizando o levantamento dos estragos e iniciando os reparos. Ele explica que na maior parte dos casos ocorreu alagamento das vias e que na Rua do Açude, em Machados, houve o registro de água em quatro residências.
O secretário de Segurança Pública, Joziel Pereira, destaca que, devido ao grande volume de chuvas, o solo fica encharcado podendo ocasionar escorregamentos. Por isso, caso a população identifique algum indício de movimentação de terra, como inclinação de postes ou de árvores, a orientação é que devem deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil, por meio do telefone de plantão 153.
Vale salientar que em caso de emergência também é possível utilizar os telefones 193 Bombeiros Militares, e 199 Bombeiros Voluntários.
A Secretaria de Obras está de plantão realizando alguns reparos nas vias, e pode ser acionada pelo telefone (47) 3185-2003. Já o telefone da SESAN é (47) 3185 2005.