Os cidadãos que precisam solicitar a confecção da carteira de identidade estão reclamando da dificuldade no sistema para agendamento do serviço, por meio do site do IGP – Instituto Geral de Perícia do Estado.
Desde outubro de 2019, para solicitar o atendimento presencial para emissão da 1ª via da carteira de identidade em Santa Catarina ou 2ª via que necessitar de atualizações dos dados é obrigatório agendamento on-line no site agendamento.igp.sc.gov.br/.
Novos agendamentos são liberados às 12h, de segunda a sexta-feira. Cada unidade possui intervalo de agendamento próprio. Também não é possível agendar para datas acima do prazo informado.
No entanto, conforme um reclamante, quando abre o sistema ao meio dia existem poucas vagas e nunca há data em aberto para o agendamento. Está praticamente impossível conseguir marcar o agendamento para tirar a carteira de identidade.
Conforme a Secretaria de Segurança e Defesa Social, responsável em Navegantes pelo serviço, as vagas são limitadas, 30 por dia, devido à capacidade de atendimento. Só após o agendamento online é que o cidadão terá um horário presencial para comparecer à sede da secretaria – o que poucas estão conseguindo.
Em 2019, antes do agendamento online obrigatório, o município chegava a emitir cerca de 80 documentos, em um único dia.