fbpx

TRABALHADOR PEDE UBER DEVIDO FALTA DE ÔNIBUS EM NAVEGANTES

Foto: Alexandre F. Gonçalves

Um leitor entrou em contato com a redação do Jornal nos Bairros para reclamar de uma situação recorrente em Navegantes. A limitação no número de ônibus e a redução das linhas e horários têm prejudicado os moradores que dependem do transporte público na cidade.

Ele explica que reside em Navegantes e trabalha em Itajaí, por isso, necessita do transporte público coletivo para ir até o ferry boat e poder chegar ao seu trabalho. No entanto, ele diz que a Viação Navegantes reduziu o número de ônibus, deixando muitos trabalhadores na mão. “Nós moradores estamos com muitas dificuldades em ir trabalhar. O problema é a redução dos horários. Hoje, por exemplo, só há três horários de ônibus durante o dia inteiro”, relatou.

Com a falta redução dos horários da linha que passa pelo ferry boat, ele teve que gastar com Uber para ir trabalhar. Gasto esse que faz muita falta no orçamento dos trabalhadores que, muitas vezes, não possuem veículo próprio ou estão tendo que economizar com a alta no preço dos combustíveis.

Ele ainda relata que durante a pandemia, em horário de pico, entre às seis da tarde, o ônibus está lotado, não respeitando os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.

Prefeitura quer lançar edital conjunto

Atualmente, Navegantes não possui transporte coletivo regularizado. A Viação Navegantes atende apenas rotas intermunicipais na região. Em 2014, a Prefeitura de Navegantes lançou edital de concessão dos Serviços do Sistema Integrado de Transporte Coletivo Público de Passageiros, porém, o edital foi impugnado.

Em 2017, houve nova tentativa de abrir concessão para o transporte público de passageiros no município. O edital chegou estar disponível para consulta popular, exigindo ônibus novos ou com, no máximo, quatro anos de uso, acessibilidade para os usuários com deficiência física, Wi-Fi, ar-condicionado, bilhetagem eletrônica com cartão, construção de três terminais no Centro, Machados e Gravatá, abrigos com uma melhor estrutura, aumento no número de linhas, entre outras exigências. Entretanto, mais uma vez, a concessão para empresas interessar em ofertar o serviço não saiu.

Nova tentativa

Na última semana, houve mais uma tentativa. Dessa vez, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, e o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, reuniram-se para discutir a viabilidade da implementação de um novo transporte coletivo que atenda os dois municípios e também Balneário Piçarras. Conforme a prefeitura, o objetivo é viabilizar esse serviço, de acordo com a demanda nos três municípios e que seja economicamente viável para todas as partes. O projeto seria realizado por meio da AMFRI. Hoje, essas cidades não contam com um transporte coletivo regularizado.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros