Devido a exigências para viagens e trabalho do comprovante de vacinação contra a COVID-19, o Ministério da Saúde está disponibilizando a retirada do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 via online.
Para ter acesso ao documento, é preciso baixar o aplicativo Conecte SUS ou acessar o site https://conectesus.saude.gov.br/home e fazer o cadastro usando CPF e e-mail (por meio da conta de acesso do Governo Federal).
Depois disso, procure o menu “Vacinas”, onde será possível checar o registro e detalhes das doses recebidas, incluindo dados como fabricante, lote, local e data de aplicação. Assim que o esquema vacinal estiver completo, o app/site irá disponibilizar o certificado de vacinação, que pode ser visualizado e baixado em arquivo PDF.
As informações no Conecte SUS são enviadas por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), podendo levar até 10 dias para constarem no site/app. Se após o período não houver atualização ou algum dado estiver errado, pede-se ao paciente vacinado no município que entre em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) para solicitar a alteração no registro. Caso uma das doses tenha sido aplicada fora de Navegantes, é necessário entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica da cidade em questão.
O DVE de Navegantes fica localizado na Av. Ver. Nereu Liberato Nunes, 150, Centro. O telefone para contato é o (47) 3185-2367. O atendimento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.