Troca de placas de proteção por grades vazadas gera risco de queda de passageiros ao mar, aponta denúncia.
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento preparatório (nº 1.33.008.000334/2026-54) para apurar riscos à segurança na travessia de balsa entre Itajaí e Navegantes.
A investigação começou após denúncias de usuários sobre a alteração na estrutura lateral das embarcações. Segundo os relatos, a concessionária responsável substituiu as antigas placas sólidas — que fechavam completamente as bordas — por canos vazados. A mudança deixou grandes vãos, expondo passageiros ao risco de queda no mar, especialmente durante manobras bruscas e colisões frequentes nas atracações.
Cobranças e Vistorias
O procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra enviou ofícios à concessionária NGI Sul P&P Ltda. e a órgãos competentes, como a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (Marinha do Brasil), a Superintendência do Porto de Itajaí e a Prefeitura de Itajaí.
O MPF solicitou vistorias técnicas, esclarecimentos e medidas imediatas para corrigir o problema. O prazo para resposta dos envolvidos é de 10 dias.
