O resgate da memória: Navegantes recupera sua ata de fundação original

Documento histórico permaneceu sob custódia de cartório em Itajaí por mais de seis décadas e agora retorna ao município

Após 64 anos, um dos capítulos mais importantes da história de Navegantes retorna ao seu local de origem. Na manhã desta segunda-feira (27), o município recebeu oficialmente o livro que contém a ata de fundação da cidade, datada de 26 de agosto de 1962 — marco inicial da emancipação política oficializada pela Lei Estadual nº 828.

O caminho de volta para casa

O registro histórico, que detalha o termo de instalação do município, esteve guardado durante seis décadas pelo Cartório de Registro Civil da família Krobel, em Itajaí. A descoberta do material partiu dos herdeiros do cartório. Bernardo Krobel, neto do oficial responsável na época, localizou o livro e iniciou o processo de devolução em contato com a Câmara de Vereadores.

“Entendemos a importância histórica que ele tem para Navegantes. A partir de agora, ele estará no lugar certo, acessível à população e protegido para as próximas gerações”, afirmou Bernardo Krobel durante o ato.

Preservação e Identidade

A partir de agora, a Fundação Cultural de Navegantes assume a salvaguarda definitiva do documento. O objetivo é garantir que o registro, que consolida a identidade e a memória institucional da cidade, receba o tratamento de conservação adequado e esteja disponível para consultas futuras.

Cerimônia de entrega do documento foi realizada no gabinete do prefeito Rcardo Ventura.

Para o prefeito Ricardo Ventura, a entrega simboliza um resgate essencial das origens navegantinas:

  • Patrimônio Público: O documento sai da guarda privada para integrar o acervo oficial da cidade.
  • Fortalecimento Histórico: O registro preenche uma lacuna documental sobre o nascimento oficial de Navegantes.
  • Acesso à População: A guarda pela Fundação Cultural visa democratizar o conhecimento sobre a fundação do município.

Solenidade de Entrega

O ato oficial ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença do superintendente da Fundação Cultural, Marcos Montagna, e de representantes do Legislativo. A entrega foi intermediada pela vereadora Patrícia Burin, acompanhada pelos vereadores Gabriel dos Anjos, Wancarlos, Marcos Bortolato e pelo vice-presidente da Câmara, Julio Bento.

LEIA TAMBÉM:

Alterar o nome de uma rua, às vezes, é apagar a história de Navegantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!