Levantamento do IMA mostra cenário positivo no litoral catarinense
O último relatório de balneabilidade do IMA (Instituto do Meio Ambiente) realizado no dia 09 de janeiro de 2026 revelou que 65% dos pontos monitorados no estado de Santa Catarina estão próprios para banho. O que representa 169 pontos. Já outros 91 pontos (35,0%) foram considerados impróprios.
As coletas foram efetuadas nos dias 05, 06 e 07 de janeiro de 2026, nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul, São José e Navegantes.
Navegantes

Na Praia de Navegantes, o relatório apontou que todos os pontos monitorados do Pontal ao Gravatá ao longo da orla, foram classificados como próprios para banho, conforme coletas realizadas em 06 de janeiro.
Um ponto positivo para Navegantes pode estar relacionado ao alongamento do molhe no bairro Gravatá ter contribuido para a melhora momentânea da balneabilidade no bairro, ao direcionar a água do rio para mar aberto e reduzir sua influência direta na faixa de areia.
No entanto, especialistas alertam que a condição positiva depende de fatores ambientais e do controle contínuo da poluição, sendo fundamental acompanhar os próximos relatórios do IMA.
Conheça os pontos coletados e classificados como próprio para banho:
• Ponto 02 – Em frente à Rua Jaraguá do Sul, próximo ao Posto de Salva-Vidas;
• Ponto 03 – Em frente à Rua Júlia Cardoso do Nascimento;
• Ponto 04 – Na foz do Rio Gravatá;
• Ponto 05 – Em frente à Avenida João Sacavem, na foz do Rio Gravatá.

Outras informações detalhadas podem ser consultadas no relatório histórico oficial disponível no site do IMA https://balneabilidade.ima.sc.gov.br que apresenta o comportamento individual de cada ponto de amostragem.
