A cidade é destaque em diversos quesitos do Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado em 2025.
Pelo segundo ano consecutivo, Navegantes é a cidade com o melhor funcionamento da máquina pública em Santa Catarina, segundo a 6ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgada no final de agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município ainda fica em 7º na Região Sul e 16º no Brasil com o melhor funcionamento da máquina pública.
“Desde o primeiro dia de governo em 2021 temos trabalhado para dar mais agilidade, reduzir a burocracia, aumentar a transparência e qualificar nossos serviços para a população e para quem investe aqui. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Liba Fronza.
Entre os critérios considerados na avaliação estão o custo da função administrativa e legislativa, qualidade da informação contábil e fiscal, tempo para abertura de empresas, qualificação do servidor e a transparência municipal.
Ações do governo municipal como a digitalização dos processos reduziram o tempo para abertura de empresas de 22 dias e cinco horas, em 2019, para apenas oito horas em 2025, uma diminuição de mais de 98%. O índice navegantino fica bem abaixo da média da região da Amfri, que é de um dia e oito horas, e do estado, que é de 18 horas.
Quanto à transparência, Navegantes vem atendendo aos requisitos e exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), resultando na melhora da qualidade das informações prestadas no site institucional do município e no Portal da Transparência.
No ranking geral, Navegantes também é destaque e aparece como o 16º município mais competitivo de Santa Catarina, o 43º na região Sul e o 159º do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Obras alteram percurso de linhas do Transporte Dengo-Dengo em Navegantes – Jornal nos Bairros
Acesso à Educação – Navegantes também é a primeira cidade da região Sul e de Santa Catarina, além de ser a segunda cidade do Brasil com maior taxa de atendimento na Educação Infantil, de acordo com o levantamento do Centro de Liderança Pública.
“Nos últimos anos, nós entregamos três escolas, fizemos melhorias e reformas em todas as 47 unidades educacionais do município, entregamos anualmente os uniformes de verão e de inverno para todos os alunos da rede municipal de ensino, além de kits escolares para todos os estudantes e professores”, detalha o prefeito Liba Fronza.
O levantamento também coloca Navegantes como destaque no acesso à educação, ocupando a terceira posição no estado, a quarta regional e a 36ª no país. Foram avaliados dados como número de alunos em tempo integral, taxa de matrícula nos ensinos médio e fundamental, e a taxa de atendimento na educação infantil.
Atualmente, são quase 21 mil crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, o equivalente a 21,76% dos habitantes de Navegantes. A nível de comparação nacional, cerca de 10% da população brasileira está matriculada em escolas e creches municipais. “Esse dado reflete o trabalho sério da gestão e o nosso comprometimento em garantir o acesso à educação a todos”, destaca o prefeito.
Outros destaques – Ainda de acordo com o ranking, Navegantes está em oitavo lugar no estado e em 30º no Sul em relação ao acesso à saúde, e na segunda colocação estadual e regional de telecomunicações. Ainda em Santa Catarina, o município também se sobressai nas avaliações de inserção econômica (14º), saneamento (15º), meio ambiente (16º), segurança (16º) e qualidade da educação (16º).
O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 avaliou os 418 maiores municípios do Brasil com mais de 80 mil habitantes, avaliando uma série de indicadores que medem a eficiência e a qualidade da gestão pública local. Segundo o CLP, responsável pelo estudo, “ao classificar os municípios, a iniciativa incentiva a melhoria contínua dos serviços públicos e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social”.
A lista completa do ranking está disponível neste link.
Desempenho de Navegantes:
Ranking Geral de Competitividade dos Municípios
- 159º – no Brasil
- 43º – na Região Sul
- 16º – em Santa Catarina
Funcionamento da Máquina Pública
- 16º – Brasil
- 7º – Região Sul
- 1º – Santa Catarina
Custo da função administrativa
- 16º – Brasil
- 6º – Região Sul
- 2º – Santa Catarina
Acesso à Educação
- 36º – Brasil
- 4º – Região Sul
- 3º – Santa Catarina
Taxa de atendimento – Educação Infantil
- 2º – Brasil
- 1º – Região Sul
- 1º – Santa Catarina
Taxa líquida de matrícula – Ensino Fundamental
- 4º – Brasil
- 2º – Região Sul
- 2º – Santa Catarina
Acesso à Saúde
- 119º – Brasil
- 30º – Região Sul
- 8º – Santa Catarina
Telecomunicações
- 12º – Brasil
- 2º – Região Sul
- 2º – Santa Catarina
Inserção Econômica
- 73º – Brasil
- 23º – Região Sul
- 14º – Santa Catarina
Saneamento
- 288º – Brasil
- 59º – Região Sul
- 15º – Santa Catarina
Meio Ambiente
- 228º – Brasil
- 34º – Região Sul
- 16º – Santa Catarina
Segurança
- 167º – Brasil
- 46º – Região Sul
- 16º – Santa Catarina
