O projeto prevê o prolongamento de 128 metros do molhe atual.
O Município de Navegantes lançou, nessa terça-feira (27), o edital visando a contratação de empresa para as obras de prolongamento do Molhe do Gravatá. A data da abertura das propostas da Concorrência Pública nº 63/2025 PMN será no dia 27 de agosto, vencendo a empresa que apresentar o menor preço, com valor referencial de R$ 5.129.193,17.
De acordo com o projeto, o objetivo da readequação é prolongar o molhe de modo a proporcionar um ponto de ancoragem na porção ao norte para o aterro de alimentação artificial da praia no Gravatá.
O projeto prevê o prolongamento de 128 metros do molhe atual. A adequação da estrutura traz a previsão de enrocamento em similaridade com a estrutura já existente. Assim como na estrutura atual, a nova será composta por um corpo de molhe e um cabeço. O processo executivo consistirá em serviços preliminares, seguidos pela construção do núcleo e, por fim, a aplicação das rochas da armadura.
Engordamento da Praia
Cabe ressaltar a importância do prolongamento do molhe como ponto de ancoragem e fixação da desembocadura do Rio Gravatá para a obra de Alimentação Artificial da faixa de areia (engordamento). Os principais objetivos do projeto de enchimento da Praia do Gravatá são: fornecer proteção às infraestruturas urbanas instaladas ao longo da frente costeira, contra a ação de eventos oceanográficos e meteorológicos extremos; criar espaço de uso lúdico; e restaurar o sistema praial, criando habitat para vegetação característica de duna/restinga, pássaros e organismos marinhos/costeiros.

Novo edital para o engordamento da praia do Gravatá
Como o processo licitatório conjunto visando a contratação de empresa para o engordamento da praia e continuação do Molhe deu deserto, o município de Navegantes optou por fazer as duas licitações separadamente. Agora que foi lançada a licitação do prolongamento do Molhe, o próximo passo é lançar o edital do engordamento da faixa de areia.
MATÉRIA RELACIONADA: