fbpx

LIBA APRESENTA EMPRESA QUE FARÁ O TRANSPORTE COLETIVO EM NAVEGANTES

Empresa ganhadora da licitação iniciará serviço no segundo semestre do ano, após 16 anos sem o transporte municipal.

Em entrevista coletiva para a imprensa, realizada na tarde dessa quinta-feira (20), o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (União), anunciou o nome da empresa que fará o transporte coletivo municipal na cidade. A empresa ganhadora da licitação foi a MelissaTur, mesma empresa que realiza o transporte na cidade de Campo Mourão (PR) e proprietária, ainda, da Transpiedade, que presta o serviço em Itajaí.

Conforme o prefeito, três empresas participaram do pregão e a MelissaTur apresentou o menor preço. Ela iniciará o serviço ainda em julho ou agosto desse ano. O edital prevê veículos com menos de 10 anos, com acessibilidade, bilhetagem eletrônica, sem depender de cobrador. Os passageiros terão acesso também a um aplicativo, para saber a localização dos pontos e possíveis atrasos dos ônibus, como funciona no transporte por aplicativo.

LINHAS

O prefeito explicou que a empresa trabalhará, inicialmente, com cinco linhas: a Linha Amarela (2 ônibus fazendo Centro, Gravatá, Pedreiras, Meia Praia); Linha Vermelha (2 ônibus – Centro, Pedreiras, Machados, São Paulo), Linha Azul (1 ônibus – Porto Escalvado, Volta Grande, Machados, Centro, São Paulot), Linha Verde – 2 ônibus – Gravatá, Centro, Volta Grande.   e Linha Turquesa (1 ônibus – uma linha mais curta entre o interior e o centro – Escalvados, Escalvadinho, Porto Escalvado e Hugo de Almeida). Os pontos serão ajustados conforme houver necessidade.

Terminal de ônibus Navegantes. Crédito Louise Benassi

“Conversamos com as grandes empresas do município, que possuem um número grande de funcionários, assim como as escolas, para saber os melhores horários e poder incluí-los nos itinerários do serviço”. O prefeito falou que isso foi preciso porque muitas empresas tiveram que achar alternativas, como transporte privado, e muitos trabalhadores passaram a utilizar transporte por aplicativo ou compraram motos para poder chegar ao trabalho, devido à defasagem do serviço em Navegantes há mais de 15 anos.

VIAÇÃO NAVEGANTES

Como a Viação Navegantes possui um contrato com o Estado para o transporte intermunicipal, a empresa continuará a realizar serviço na cidade. Já a MelissaTur iniciará o transporte dentro do município, a qual não havia empresa contratada para prestar o serviço.   

20 PONTOS DE ÔNIBUS DE GRANDE PORTE

Quanto aos pontos de ônibus, o município ficará responsável em construir os pontos. Foram mapeados 320 pontos. Inicialmente, 20 pontos de grande porte serão construídos na cidade, com abrigo, iluminação, internet gratuita e bicicletário.

TARIFA

Atualmente, a empresa que presta o serviço intermunicipal cobra R$ 4,60 pela tarifa. O prefeito Liba garantiu que a empresa que fará as linhas dentro do município cobrará uma tarifa menor, com possibilidade de redução e até gratuidade em determinados dias.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Quanto ao terminal de passageiros, o prefeito ressaltou que a sede atual do terminal não tem contrato com a prefeitura, mas sim com a Viação Navegantes. Um novo terminal não foi previsto no contrato com a nova empresa. A princípio, o terminal atual continuará a ser utilizado. Mais para frente, a prefeitura pretende resolver essa situação.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros