Por meio de uma plataforma online, pacientes poderão contar com consultas e orientações à distância, em áreas como dermatologia pediátrica e saúde mental.
A Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes deu um passo decisivo para modernizar o atendimento à população. Na última quinta-feira, (20), médicos da rede pública participaram de uma capacitação sobre telessaúde pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), marcando a introdução da ferramenta no município.
O treinamento reuniu 31 profissionais, sendo ministrado pelo médico Marcos Aurélio Maeyama, especialista em saúde coletiva e atual consultor no Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina.
Esse treinamento, sobre teledermatoscopia, é o primeiro passo para a implementação da tecnologia que, por meio de uma plataforma online, irá potencializar o atendimento especializado na cidade.
“Com a adesão ao telessaúde, os moradores de Navegantes poderão contar com consultas e orientações médicas à distância, especialmente em áreas como dermatologia pediátrica e saúde mental”, afirma Júlia Rodrigues, coordenadora de Educação Permanente da secretaria.
Segundo Júlia, a teledermatoscopia, que permite a análise remota de lesões de pele por especialistas, será um dos destaques da iniciativa, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças dermatológicas e agilizando encaminhamentos.
Além disso, a plataforma será utilizada para oferecer suporte psicológico e psiquiátrico, ampliando o acesso a atendimentos na área de saúde mental que, de acordo com a coordenadora, um dos maiores desafios do sistema público.
A plataforma deverá estar disponível para a população ainda no primeiro semestre, a partir da próxima capacitação voltada ao protocolo de saúde mental do município, no dia 04 de abril.