Ela foi a mãe fundadora da APAE de Navegantes
Faleceu na manhã dessa terça-feira (21), no Hospital Marieta, em Itajaí, a senhora Ema Zucco Fagundes, aos 91 anos de idade, após complicações causadas por um AVC.
O velório será a partir das 20 horas dessa terça-feira (21), na capela mortuária do Cemitério Municipal Campo da Paz (Centro de Navegantes), e o sepultamento às 16 horas de quarta-feira (22).
Natural do município de Luiz Alves (SC), com 25 anos de idade veio para Navegantes, para trabalhar na residência do falecido ex-prefeito Cirino Adolfo Cabral. Em 1959, casou-se com Mozart Fagundes, já falecido. Um ano depois, nascia o primeiro dos oito filhos do casal – seis deles especiais.
Após 17 anos, já cansada e com dificuldade de deslocar-se até o município vizinho, Itajaí, para acompanhar os filhos especiais na sede da APAE, Dona Ema solicitou ao então prefeito João José Fagundes que fundasse uma APAE em Navegantes.
A 1ª Dama do município na época, Vera Fagundes, então se reuniu a um grupo de senhoras e formou, no dia 21 de julho de 1980, a primeira diretoria da APAE de Navegantes. Naquele mesmo mês, iniciava-se o atendimento aos alunos especiais, em uma sala na Colônia dos Pescadores. Com sua luta, Dona Ema ajudou muitas mães na inserção de seus filhos na educação especial e atendimento especializado.
Além de mãe fundadora da APAE de Navegantes, ainda era conhecida por seus benzimentos.
Dona Ema era viúva e deixou seis filhos (dois já falecidos): José Carlos, Luiz Cláudio (Zinho), Sandro, Vandelino, João Edson e Gerson Fagundes.
Outras notícias: