O primeiro aeroporto da região surgiu na década de 1930 em Itajaí. A pista de mil metros ficava em uma das transversais da rua Uruguai, próximo a Univali. Com o tempo, o aeroporto ficou pequeno e a solução foi fazer a transferência para a rua Blumenau, também em Itajaí, em 1949. O mesmo motivo fez o aeroporto se mudar novamente, desta vez para Navegantes, em 1970. A coluna “Outros quinhentos” conta nesta edição como aconteceu a transferência do Aeroporto de Itajaí para Navegantes.
O aeroporto itajaiense sempre enfrentou problemas para sua expansão. Quando estava na rua Uruguai, os principais motivos para a mudança foram a falta de espaço para receber aeronaves maiores e também a construção de uma estação de passageiros.
Em 1949, com a mudança para rua Blumenau e consequentemente a inauguração da estação de passageiros no ano seguinte, o problema estaria resolvido. Não foi o que aconteceu. Igual à rua Uruguai, o aeroporto também cresceu e o aumento no número de voos e de passageiros trouxeram à tona um antigo problema para o aeroporto, a ampliação das pistas para que aeronaves maiores pudessem operar no local. E foi justamente a procura pela expansão que fez o Aeroporto de Itajaí mudar de lugar pela terceira vez.
A primeira opção para aumentar a pista do aeroporto era desapropriar parte da rua Blumenau e as residências que ali estavam instaladas. Os moradores protestaram e impediram que a Prefeitura de Itajaí continuasse com o projeto.
Uma alternativa seria a transferência do aeroporto para outro lugar. O município de Navegantes, que no começo da década de 1960 pertencia a Itajaí, era a melhor opção. Havia terras suficientes para fazer um novo aeroporto e a prefeitura não precisava gastar muito nas desapropriações. Além de Navegantes, Gaspar, Blumenau e Joinville também se candidataram para receber o Aeroporto de Itajaí.
Em entrevista para o livro “O Aeroporto de Itajaí”, de Maria de Fátima Schneider, o agente de viagens, Dagoberto Blaise, citou a ajuda do ex-presidente João Goulart para que o aeroporto ficasse em Navegantes.
“E eu soube que a ideia desse aeroporto em Navegantes começou a criar corpo quando o presidente Jango (João) Goulart vinha veranear em Balneário Camboriú. Ele pousava com o aviãozinho dele, na praia e começou a dar os primeiros empurrões.”
No dia 28 de fevereiro de 1961, o prefeito de Itajaí, Eduardo Solon Canziani, assinou a Lei nº 369 que declarou utilidade pública trecho de terra no então bairro de Navegantes destinado a abrigar o novo Aeroporto de Itajaí. Também assinou a Lei nº 370 que autorizava a desapropriação, a aquisição das terras e a doação ao Ministério da Aeronáutica.
No entanto, o processo de transferência foi demorado. Só em 1970, com a Lei Ordinária nº 1030/1970, que criou o 1º Distrito Industrial de Itajaí no terreno, é que o aeroporto foi transferido para Navegantes e recebeu posteriormente o nome de Aeroporto Ministro Victor Konder, homenagem ao ex-ministro da Aviação de Washington Luís (1926/1930). Itajaiense, Konder sempre foi o nome preferido para o Aeroporto de Itajaí, mas por motivos políticos se optou pelo nome do ex-ministro de Getúlio Vargas, Salgado Filho.
A inauguração oficial aconteceu no dia 12 de março de 1970. O avião comercial PP-VDT da Varig decolou às 8 horas da manhã do Aeroporto de Itajaí com destino a São Paulo. No seu retorno, às 16 horas, ele pousou no Aeroporto de Navegantes. Hoje, o Aeroporto Internacional de Navegantes ainda sofre para expandir, mas pelo menos desta vez uma nova mudança não deve acontecer.