fbpx

COLUNA: COMEÇOU A CORRIDA PRÉ-ELEITORAL

Fernando Cardoso de Souza

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE SANTA CATARINA – SECCIONAL NAVEGANTES – SC

Acadêmico Jornalista Fernando Cardoso de Souza, cadeira n. 4

“Uma coisa é certa, são poucas as fatias do bolo e vai ter gente que vai ficar com fome”

Foi data a largada para as eleições municipais 2024. Agora, o que mais se vê no Instagram e redes sociais são fotos dos partidos com seus pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Algumas figurinhas são bastante conhecidas, algumas por ter um serviço prestado e outras por não fazer nada, mas para eles o que vale é ser conhecido.

Tem também os novatos na política, cheios de ideias e entusiasmo, que anseiam em chegar lá para poder “ajudar a comunidade”. E tem aqueles aventureiros, verdadeiros papagaios de pirata, que estão ali para se dar bem, caso seu grupo político tenha êxito nas eleições.

Infelizmente, em muitos casos, o único critério para ocupar um “cargo de confiança” ou “ganhar uma boca” na prefeitura ou na câmara municipal, após o pleito eleitoral, é ter estado do lado certo na campanha, pouco importando suas habilidades, grau de instrução ou qualificação profissional.

Outro fato que podemos observar neste período que antecede a eleição é que antigos inimigos e desafetos declarados, agora estão do mesmo lado, inclusive nas fotos que foram divulgados por seus partidos para apresentar o time de pré-candidatos.

Tem gente que passou quase quatro anos nas redes sociais criticando a atual gestão ou os antigos gestores e agora aparece sorridente, apertando a mão e enchendo a boca para falar que “agora estou com o fulano” ou “estou junto com o beltrano”. Tem um ditado que diz: fácil é ser pedra, o difícil é ser vidraça!

Então é isso, vamos observar as articulações, esperar as convenções partidárias para ver as possíveis coligações e saber de fato quem vem e quem fica de fora da corrida eleitoral. Tem gente se iludindo, achando que está eleito ou que tem muitos votos para barganhar. Uma coisa é certa, são poucas as fatias do bolo e vai ter gente que vai ficar com fome ou ter que se contentar com as migalhas que sobrarem.

Então, até as cenas dos próximos capítulos…


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros