O Jornal nos Bairros traz, nessa edição, matéria especial sobre o preço médio dos alugueis de imóveis residenciais em Navegantes. Está caro morar aqui. Mas a conta é simples. Se o cidadão pretende morar de aluguel em Navegantes para trabalhar ganhando um salário mínimo, o recomendável é não vir.
Com o fenômeno migratório e a grande valorização imobiliária que vive Navegantes, a lei da Oferta e da Procura é certa. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo.
O fator determinante para a procura de um determinado bem deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a procura. Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo.
É o que acontece com o preço dos alugueis de imóveis em Navegantes. Pode pesquisar, encontram-se imóveis de qualidade e outros nem tanto. Porém, com a procura maior do que a oferta, o preço está “salgado” até mesmo para casas com pouca infraestrutura.
O ideal, antes de se arriscar, é pesquisar os preços pela internet, os salários médios para as funções desejadas, demais gastos que serão necessários e, assim, analisar se compensa sair de outra cidade e até outro estado para desembarcar, de “mala e cuia”, em Navegantes.