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COMPLEXO PORTUÁRIO DO RIO ITAJAÍ AÇU RECEBE DRAGA

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Draga holandesa Utrecht chega para iniciar nova etapa de dragagem de manutenção

Vindo do Porto de Santos (SP), a draga Utrecht, do tipo sucção (Hopper), com bandeira da Holanda, chegou a Itajaí na última sexta-feira, 19. Fabricada na Holanda, a draga Utrecht foi construída em 1996, possui tonelagem bruta de 26.016 toneladas, e, comprimento de 159,65 metros por 28,03 metros de boca (largura). Sua capacidade de cisterna (armazenamento) de carga é de 18.292 metros cúbicos de sedimentos.

Desde que chegou, o equipamento iniciou sua operação atuando 24 horas ininterruptas com os serviços de dragagem, sem previsão de data ainda para encerrar este novo ciclo no complexo portuário. Esta é a segunda vez que a Draga Utrecht vem para realizar a continuidade dos trabalhos de dragagem de manutenção. Sua primeira vinda ao complexo ocorreu em janeiro de 2019.

Com o propósito principal de garantir a segurança das entradas e saídas de navios maiores no Complexo Portuário, recuperando a profundidade do canal para até 14 metros, tem a finalidade também de reduzir os impactos de inundações, ao promover uma grande vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí. No último trimestre de 2023, a cidade de Itajaí, entre outras localizadas na região da AMFRI, e, também de outras regiões do Estado de Santa Catarina, diversas cidades sofreram com diversos pontos de enchentes e alagamentos.

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

De extrema necessidade para auxiliar na remoção de materiais sólidos, a embarcação estará atuando permanentemente na dragagem ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu – áreas a montante e jusante – do Rio Itajaí Açu e também nas áreas das Bacias de Evolução I (em frente aos portos de Itajaí e Navegantes), II (Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda).

Todas as dragas que chegam ao complexo, para realizar os serviços de dragagem de manutenção, senda elas por sucção, não sendo diferente também com a Utrecht, a mesma recolhe os sedimentos, carrega-os em sua cisterna, e, num raio de 5 milhas, o equivalente a 10 quilômetros de distância da saída do canal de acesso ao complexo, os dejetos são despejados num ponto indicado pelas autoridades ambientais como área de descarte (bota-fora), sendo depositados em alto mar.

“A Autoridade Portuária de Itajaí tem uma preocupação perene com a dragagem de manutenção no complexo portuário. Garantir a segurança de navegação para as embarcações é fundamental, pois as profundidades estão todas habilitadas em suas cotas, tanto no canal interno com 13,5 metros e 14 metros no canal externo. Cabe reforçar que estas medidas de profundidade foram homologas e publicadas recentemente pela Autoridade marítima, a Marinha”, destacou o Diretor Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.

CONTRATO GARANTIDO ATÉ DEZEMBRO DE 2024 

“Para o Porto de Itajaí e seu complexo portuário num todo, nas próximas semanas, com total apoio do Governo Federal, será feito um repasse de recursos financeiros, objetivando e garantindo a manutenção permanente de dragagem. Itajaí é o único porto no Brasil a fazer dragagem permanente desde o ano de 1999. É primordial mantermos o Rio entre 13 e 14 metros de profundidade, já que o Rio Itajaí Açu, caso parasse de se dragar, voltaria para a sua profundidade média que é de 8 metros. Sabemos dos desafios que são para manter este serviço, pois a Superintendência do Porto de Itajaí possui seu maior contrato de custo, em torno de 70% do nosso orçamento mensal, num valor de aproximadamente 7 milhões de reais. Temos um contrato de dragagem vigente até dezembro deste ano, com a empresa Van Oord, empresa holandesa, sendo uma das 5 maiores empresas de dragagem do mundo” pontuou o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

O canal de acesso aos portos tem uma média de 190 metros de largura e cerca de 14 metros de profundidade. De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, a draga Utrecht, do tipo sucção, estará ainda atuando em paralelo com a draga NJORD, sendo esta que injeta potentes jatos de água no fundo do rio, fazendo com que sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza.

Com a vinda da draga Utrecht, por ser extremamente importante tê-la em nosso complexo, estará atuando diariamente, sem parar, objetivando acima de tudo pela recuperação da profundidade do canal de acesso ao complexo portuário e demais áreas necessárias. Certamente quando seu relatório de volumetria estiver disponível, veremos que o montante dragado poderá ser superior ao volume dragado com a draga HAM 316 em sua última campanha, quando foram dragados num curto período, mais de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos, que equivalem a 800 mil caçambas cheias. Para o conhecimento da população, esse montante atinge ainda mais de 1.2 milhão de metros cúbicos que foram dragados com a obra de alargamento da praia central de Balneário Camboriú”, conclui Fábio.


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