Nesta semana nos dias 6 e 7 a Secretaria de Assistência Social, e a Polícia Militar iniciaram uma série de ações conjuntas de abordagem social com pessoas em situação de rua nos bairros centro e gravatá onde há maior concentração dessa população em Navegantes.
A iniciativa tem como intuito ofertar às pessoas oportunidade de retorno para convívio familiar e/ou cidade de origem, tratamento clínico e inserção ao mercado de trabalho, um modo de possibilitar mais dignidade a esses cidadãos.
A secretária de Assistência Social, Juliana Pinto, explica que as abordagens sociais são recorrentes no município e que o modo certo para ajudar essa população é através dos órgãos oficiais, em especial, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde essas pessoas podem ser atendidas de forma humanizada e recebem o encaminhamento necessário para saírem das ruas.
Além disso, a orientação da Assistência Social é que a comunidade não autorize as pessoas em situação de rua a ficarem em frente de suas residências e comércios, e não façam doações de nenhuma natureza, incluindo comida, cobertores e, principalmente, dinheiro. A recomendação é que a Assistência Social e o CREAS sejam acionados para fazer a abordagem e o atendimento correto.
O telefone para contato da Secretaria de Assistência Social é o (47) 3185-2014 e do CREAS é o (47) 3185-2012.