fbpx

ITAJAÍ TERÁ UNIDADE FIXA DO HEMOSC

Essa era uma demanda antiga da região da AMFRI

O governador Jorginho Mello autorizou nesta terça-feira, 30, em ato no Hospital Marieta Konder Bornhausen, a instalação, em Itajaí, de uma Unidade de Coleta e Distribuição de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). A previsão de coleta é de 30 bolsas de sangue por dia e o atendimento a cerca de 20 hospitais da região. Participaram do ato, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto e Michel Scaff, representante da Fahece – Organização Social que administra o Hemosc.

Com investimento de R$ 3,7 milhões, a unidade irá funcionar no imóvel antes ocupado pela Gerência Regional de Saúde e que atualmente encontra-se desativado para a construção da nova edificação. A previsão é de que a abertura ocorra no início do segundo semestre de 2024.

Com a nova unidade do Hemosc em Itajaí, vinte hospitais serão abastecidos, garantindo o acesso ao sangue necessário para tratamentos essenciais. Além disso, os doadores não precisarão mais ir para Blumenau ou para Florianópolis, bem como esperar pelo ônibus do Hemosc para coletas agendadas.

A proposta é que essa unidade tenha estoque de hemocomponentes e hemoderivados para atender toda a região, realize testes pré-transfusionais e seleção de hemocomponentes para os hospitais e clínicas que não dispõem de agência transfusional, além de abastecer as agências locais.Com isso, haverá um grande impacto positivo na segurança transfusional com a redução significativa da distância entre o local onde está o paciente que precisa de transfusão e o estoque de sangue, o que pode ser determinante no desfecho do atendimento ao paciente.

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros