Um carroceiro que havia sido contemplado chegou a ser preso ao voltar à antiga prática e jogar lixo em terreno baldio.
A vereadora Sol Dapper (União Brasil), ativista da causa animal, publicou um desabafo em suas redes sociais nessa quarta-feira (17), após pedido de resgate de um cavalo solto em via pública, na conhecida “rua da Balsa”, em Navegantes.
Segundo ela, o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) foi acionado e a empresa responsável pelo resgate no município foi ao local e levou o animal, para ser devidamente acolhido e serem feitos os trâmites necessários.
Porém, o que deixou a vereadora indignada foi o fato de que, no ano passado, o IAN realizou a entrega de “cavalos de lata” a catadores do município, com emenda impositiva do seu gabinete, justamente para acabar de vez com a tração animal em Navegantes – proibida por Lei Municipal.
Entretanto, conforme a vereadora, apenas sete meses após os catadores receberem os cavalos de lata, muitos deles já não são vistos pela cidade. “Dói saber que muitos dos cavalos de lata adquiridos com emenda do meu gabinete e distribuídos entre pessoas que trabalham com reciclagem, hoje já nem estão mais em circulação”, lamentou.
Ela ainda ressaltou que um senhor foi preso recentemente, após ser flagrado com uma carroça puxada por cavalo, descartando entulhos de obras num terreno baldio em Navegantes. A carroça e o cavalo foram apreendidos e o cavalo foi para adoção. Já o homem pagou fiança e responde em liberdade pelos crimes ambientais (descarte irregular de lixo e tração animal).
“Esse mesmo senhor recebeu um cavalo de lata juntamente com os demais e, mesmo assim, insistiu em desrespeitar a Lei 3100, que proíbe a tração animal em área urbana na nossa cidade”, finalizou a vereadora.
LEIA TAMBÉM: